Guias anti-pepinos

 
contrapiso bem feito


Contrapiso bem feito: como identificar?

Contrapiso é uma camada que serve de base para colocar qualquer outro acabamento por cima, seja piso frio, laminado, carpete e outros. O contrapiso bem feito é fundamental para que o piso escolhido fique bem instalado, não trinque e não solte!

Como deve ser o aspecto de um contrapiso bem feito?

O contrapiso bem feito deve estar nivelado e com superfície áspera (o pedreiro vai chamar isso de ‘desempeno grosso’), sem esfarelar, sem manchas ou fissuras. E a altura dele deve ser adequada pra permitir que, mesmo depois que o piso seja instalado por cima dele, as portas possam abrir e fechar sem enroscar.

Por quanto tempo o contrapiso deve secar?

Para o contrapiso ficar pronto, ele deve secar (curar) por 28 dias. Esse tempo pode ser menor se você e o pedreiro/empreiteiro optarem por usar aditivos na massa. Se a opção for usar aditivos, verifique o tempo de secagem indicado na embalagem do produto. Só depois disso é que você poderá colocar o piso. Se puser antes de secar, o piso vai soltar e você terá que fazer tudo de novo, desde o contrapiso.

 Como saber se o contrapiso está com o aspecto certo?

Contrapiso bem feito tem que ficar áspero. Se estiver lisinho, o piso não vai colar em cima dele. Um teste simples: coloque uma folha de papel de seda sobre ele e risque com um lápis (quase deitado), pra pegar a textura. O desenho tem que ficar bem irregular.

 Está pronto? Contrapiso bem feito precisa estar limpo antes da obra continuar.

varrendo_contrapisoDepois do tempo de secagem você já poderá instalar o piso. Mas antes de colocar as placas de piso frio ou outro tipo de piso da sua preferência, limpe o contrapiso. Ele precisa ficar sem sujeiras ou poeira que possam atrapalhar a aderência do piso.

Em qualquer situação fique sempre de olho na qualidade do contrapiso! Não instale piso se não tiver contrapiso ou se ele estiver ruim. Será dinheiro jogado fora e muito tempo perdido.

Estes guias podem ser úteis para você

30 Comentários em “Contrapiso bem feito: como identificar?”

  1. jose stanca disse:

    Posso usar pequenos blocos uniformes de isopor na composição da massa do contrapiso? Posso usar placas de isopor entre a lage e o contrapiso para regularizar piso com superficie mais funda?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      José, dá pra fazer o enchimento da laje até o contrapiso com isopor e tem a vantagem de ser mais leve e diminuir o peso direto na estrutura. Só atenção que o isopor é um produto especifico usado na construção e tem que seguir as recomendações de aplicação do fabricante, não é daqueles que compramos para enfeites e trabalhos manuais.

  2. Charles disse:

    Meu contra piso está soltando areia. Foi colocado área externa. Se atritar com algo. Esfarela. Não quero colocar piso. O que fazer para que fique como se fosse cimento queimado. Quero passar a vassoura s que o mesmo esfarela.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Charles, o ideal é nivelar com mais uma camada de nata de cimento para que não fique esfarelando. Tem que ficar áspero para receber o piso, mas não pode soltar pó.

  3. Alcy jose disse:

    Gostaria de receber mas dicas

  4. Alcy jose disse:

    Muito bom

  5. Mirena Alves disse:

    Meu apartamento está na laje e para não aumentar a poeira passei tinta de chão. Agora quero usar manta acústica. Pelas instruções do fabricante a manta deverá ser colocada antes do contra piso de 4 cm. Existe algum erro que possa acontecer durante a colocação???

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Mirena, É só seguir as instruções do fabricante, mas de modo geral: a laje tem que estar bem limpa e sem buracos ou elevações ou excesso de massa. As emendas da manta devem estar sobrepostas no mínimo 5 cm e tem que ter tiras de rodapé. A sobreposição é fundamental para evitar o espaçamento da manta e eventual pontos de contato.No contrapiso é recomendado colocar tela para evitar fissuras. Abs

  6. Celia F de Morais disse:

    Comprei um piso , mas ele tem 1 cm de altura, tem como colocar ele sobre piso e igualar para a porta fechar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Cella, se as portas forem de madeira dá para tirar as folhas e lixar para abrir com o piso mais alto. Se forem de alumínio ou ferro fica mais complicado.

  7. claudio disse:

    Gostaria de saber se um contrapiso pode ser de 14cm com a finalidade de cobrir canos de hidra e de banheiro em mezanino sobre os quartos?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode, mas é pesado precisa ver se você considerou isso na estrutura, questão de segurança. Você também pode fazer um enchimento com material leve (e mais barato) e depois fazer o contrapiso mais fino.

  8. Célia V. disse:

    Instalei assoalho de madeira sobre o contrapiso de minha casa. Depois de 1 ano, após fortes chuvas, as réguas se soltaram e apareceu água entre o contrapiso e as réguas. Acontece do contrapiso trincar? Será que terei de refazer tudo desde o contrapiso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Célia, o contrapiso pode trincar. Mas, no seu caso precisa ver de onde está vindo a água. Será do terreno para o piso? Algum problema de infiltração e má impermeabilização? Precisa resolver o problema pra não acontecer novamente.

  9. David Lahan disse:

    Prezados, boa noite.

    Primeiro parabéns pelo conteúdo do site.

    Quero instalar piso vinílico no meu apartamento mas tenho algumas dúvidas.

    A primeira é relacionada a espessura do piso vinílico,estou pensando em comprar na espessura de 1,5 mm. A minha dúvida é se essa espessura é muito fina. Se vou sentir desconforto ao caminhar descalço ou até mesmo fazer barulho.

    Outra dúvida é em régua ou bobina? Tenho o receio do de bobina ser mais complicado para eu instalar e também o produto parece mais frágil.

    A última dúvida é que o motivo da reforma é que o piso que eu tinha começou a se soltar, então eu retirei todo o piso mas saiu somente o piso restando a massa. Como quero economizar o máximo possível sem perder a qualidade, gostaria de saber se eu devo quebrar e retirar a massa restante (está bem sólida e sem esfarelar) antes de chamar o pedreiro para fazer o contrapiso? Ou já posso chama-lo não havendo a necessidade de quebrar o restante, podendo o contrapiso ser instalado por cima do atual?

    Desde já muito obrigado e uma boa noite.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      David, boa noite.Ficamos felizes. Vamos lá: O vinílico tem espessura fina mesmo e isso não causa desconforto ao pisar e nem barulho, só que por serem poucos espessos exigem uma base muito bem preparada! Qualquer imperfeição, pode marcar no piso instalado.
      Tem em placas, régua ou bobina, em todos os modelos tem produtos mais duráveis e mais frágeis tem que ver a indicação de uso. As réguas vinílicas com encaixe macho e fêmea (também conhecido como clique)dispensa cola na instalação e é mais fácil de instalar que os modelos colados.
      Se a base estiver bem sólida não é preciso retirar, mas precisa ver no local. Um instalador experiente pode avaliar a base e indicar uma eventual correção. Antes de instalar o vinílico, aplica-se uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA que prepara a superfície.

  10. Claudio Ross da Silva disse:

    É possivel assentar piso sobre taco

  11. Claudio Silva disse:

    é possivel assentar piso sobre tacos

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O ideal é retirar o taco e fazer um contrapiso de cimento e areia para regularizar a base.Por ser um material natural a madeira dilata e retrai podendo estragar o piso sobre ela. Além disso, não é indicado colocar argamassa sobre a madeira que deve ser mantida seca.

  12. Viviane disse:

    Boa tarde! Um apartamento onde foi feito nivelamento (mal feito) do contrapiso para ficar na mesma altura da cerâmica dos banheiros e receber aplicação do piso vinilico em réguas está com barulho de oco. Vao tirar esse cimento com areia onde ficou com barrigas e refazer só estas partes em princípio. Mas tem vários locais por todo apartamento que está com barulho de oco esse cimento. Qual a consequência disso futuramente se naõ for refeito todo o contrapiso? Nem durmo mais direito por conta desses “especialistas” que estão fazendo o serviço.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, onde está oco, o contrapiso pode ceder e você terá que retirar o vinílico para o conserto das partes. O ideal é o que o contrapiso esteja firme e nivelado.

  13. Watersom disse:

    Olá, meu contrapiso está oco em algumas partes da sala e cozinha, se eu furar até a laje e aplicar uma massa bem ralinha, uma nata, no furo e ir levantando a parte oca com um ganchinho será que da certo, ou só retirando as partes ocas e refazendo, ou devo refazer toda a área pq o restante pode ficar oco tb

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Tem que retirar o piso e refazer o contrapiso. Você pode fazer somente as partes ocas, mas para garantir que o restante não solte o ideal é trocar todo o piso.

  14. João Luiz disse:

    como que eu faço farofa para contrapiso na betoneira sem formar aquelas bolinhas,vlw

  15. Angelo disse:

    Olá, boa tarde.
    Estou precisando de seu conhecimento sobre pisos, gostaria de orientação sobre o laminado e o vinílico para sala e quartos, qual recomendaria? Grato.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, é questão de gosto ambos são indicados para esses ambientes. Veja sobre o vinilico aqui: http://100pepinos.com.br/parece-mais-nao-e-piso-vinilico-que-imita-madeira/?hvid=10rgcE

  16. Joao Paulo disse:

    Olá! Estou reformando um apartamento da década de 70 e pretendo instalar uma manta acústica em um dos cômodos. Acontece que ela deve ficar abaixo de 4cm de contrapiso. É possível, na troca do piso cerâmico por um de madeira estruturada, remover o contrapiso antigo para fazer um novo, após a instalação da manta? Obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sim, é possível remover contrapiso preservando a laje. Mas, só quebrando pra saber a altura dessa camada, 4cm me parece muito. Acredito que terá que subir o nível de todo o piso e acertar altura de portas, etc.

  17. Valéria Sass disse:

    Olá, posso erguer uma churrasqueira em cima de um contrapiso recem feito? O contrapiso tem 3cm. Grata

  18. Boa tarde. O contrapiso da minha casa ficou com vários lugares com som de oco, quebrei somente essas partes pra refazer terá algum problema nas emendas? E é possível instalar laminado em cima do contrapiso oco já que o laminado não é colado no contrapiso? ?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login