Guias anti-pepinos

 
concreto armado


O que é concreto armado? Onde ele é usado na obra?

Concreto armado é a junção do concreto com estrutura de aço em seu interior, por isso se diz ‘armado’.

Normalmente ele é usado para fundação, pilares, vigas e laje. A junção dos dois materiais aumenta a resistência da estrutura: o concreto aguenta o peso sobre ele e a estrutura de aço evita que a estrutura ’embarrigue’ e ceda.

Concreto: mistura de cimento, areia, pedra e água, que forma uma massa flexível. Após o endurecimento, essa massa se transforma em uma espécie de pedra artificial resistente que aguenta bastante compressão.

Barras de aço:  são barras feitas de uma liga metálica muito resistente formada por ferro e carbono, que pode ser forjada e modelada.

Juntando os dois da maneira correta, a construção terá uma estrutura segura, resistente à tração e à compressão.

 

10 Comentários em “O que é concreto armado? Onde ele é usado na obra?”

  1. Elisandra says:

    1-Vou construir um sobrado com uma garagem subterranea, desta forma serão 3 lajes.
    Qual o tipo de fundação ideal?
    2-Outra questão a garagem subterranea que terá a dimensão da casa toda, o meu pedreiro disse que é possivel fazer a área com um tipo de fundação que não é necessário colunas internas deixando a área toda livrem, isso é possivel? Que tipo de fundação é essa?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Elisandra, o tipo e a profundidade da fundação variam de uma casa para outra e dependem do tipo de solo em baixo da casa, inclinação do terreno, tamanho e andares de casa, etc. Portanto para decidir os parâmetros de fundação é preciso ter o apoio de um engenheiro. Em alguns casos dá para eliminar os pilares do meio do subsolo, mas só um profissional para avaliar e indicar a melhor estrutura pra isso.

  2. Nelson Baldas says:

    Olá,Gostaria de informações de reforço de estrutura.Tenho uma casa com mais de 35anos de construida de 60m2 (5×12)e etenho interesse de ampliar com a construção de um sobrado e quero efetuar um reforço para sustentar mais este peso.Como devo fazer isto?Qual profissional ou empresa devo procurar?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Nelson, você deve procurar um engenheiro para que possa avaliar a estrutura existente e projetar o reforço que precisa para construir o sobrado.

    2. Thiago Altea says:

      Bom dia .
      Já encontrou um profissional para sua obra ? Se não entre em contato no telefone 98323-5439

  3. Olá! Quero construir uma rampa contínua e curva de 6m de comprimento na primeira elevação e 3m na segunda elevação por 1,20 de largura que vai dar acesso para o segundo andar. Gostaria se o concreto armado aguenta usando apenas duas colunas de sustentação?

  4. ALEXSANDRO SOUSA says:

    MUITO BOM O CONTEÚDO ABORDADO

    1. Equipe 100pepinos says:

      Que bom que gostou 🙂

  5. sandrovane says:

    oi boa tarde..sou o sandrovane…de Linhares ES… tenho um lote e quero fazer uma casa… mais o lote e aterrado de areia e de baixo dele passa uma manilha (rede de água da chuva)
    nesse lote já foi feito uma casa e caiu devido a chuva que não teve como sair a água…. porque tem um muro de arrima em volta dela ….

  6. francisco says:

    O concreto é muito resistente, mas trinca facilmente quando exercido à certos tipos de esforços, daí tiveram a ideia de utilizar o ferro para evitar a quebra do concreto e aumentar a sua resistência e vida útil. O traço adequado do concreto garante a alta resistência, durabilidade e economia. Para evitar desperdícios na sua obra calcule bem a quantidade de materiais que serão necessários. http://www.calcularconcreto.com/

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login