Guias anti-pepinos

 
preparar a parede para pintura


Como preparar a parede para pintura?

Preparar a parede para a pintura é fundamental pra você ter um bom resultado e evita que surjam problemas depois.
Comece observando como está a parede. Veja se ela está suja, se tem mofo, se há tinta descascando, se está esfarelando e se tem trincas ou buracos.

Preparos

Mesmo que a parede esteja ótima (sem sujeira, sem manchas, sem trincas, sem buracos, sem tinta esfarelando), há uma forma básica de preparar a parede para pintura: lavar e secar e depois lixar a parede (lixa para ferro nº36) e retirar o pó com vassoura de pelo e pano úmido.
o pintor deve lavar e secar e deve lixar a parede também, antes de pintar. Isso é básico. Do contrário, a tinta pode descascar depois.

  • Se a parede tiver manchas ou graxa, deve ser lavada com água e sabão neutro.
  • Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
  • Se tiver tinta descascando, se tinha textura, adesivos ou papel de parede, o pintor deve lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
  • Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo de novo.

Massa corrida

buraco_paredeSó depois disso, ele começa a usar massa corrida para corrigir irregularidades e tapar pequenos buracos (como os buracos de prego, por exemplo). Massa PVA é para ambientes internos e a massa acrílica é para ambientes externos ou áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia). Se as imperfeições forem muito profundas, aplique antes argamassa para reboco e espere secar antes de usar a massa corrida. E se os buracos forem realmente grandes, a parede deve ser refeita com tijolos.

A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador.

E só aí vem a tinta.

Parede nova

Se a parede acabou de ser construída, o reboco precisa secar por 28 dias antes de qualquer preparo para a pintura e recomenda-se usar um selador no reboco, antes de aplicar a massa corrida. Ele serve para preencher superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande deixando-a mais uniforme para receber tinta e dá maior rendimento a ela.

Parede de gesso

Você pode usar um fundo reparador antes de fazer uma nova pintura. Ele fixa as partículas soltas e melhora a aderência da tinta.

Tijolo à vista

Para o tijolo ficar aparente, obviamente a parede não recebe reboco, nem massa. Mas ele deve ser impermeabilizado e pode ser pintado depois.

Parede já tem problemas? Tinta não resolve.

rachaduraSe houver rachaduras, mofo ou infiltrações, não pinte. Conserte primeiro. Pintura não resolve esses problemas, só engana por um tempo.

Estes guias podem ser úteis para você

108 Comentários em “Como preparar a parede para pintura?”

  1. CARLA DIAS PEREIRA PINHEIRO disse:

    A parede da minha casa foi pintada a algum tempo com tinta lavável, só que de tanto lavar ela descasca, até mesmo quando encostamos suados a tinta fica colada no corpo, isso só acontece se molhar a parede, fora isso ela não descasca. O que posso fazer antes de pinta-la novamente, para que isso não aconteça mais?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Carla,
      Quando a tinta da primeira demão de pintura não foi diluída ( uma parte de água para cada parte de tinta ) ou quando tinha poeira na superfície, pode ocorrer descascamento. Para corrigir o descascamento é preciso raspar até a remoção total das partes soltas, depois aplicar uma demão de fundo preparador de paredes antes de repintar.

  2. Guilherme disse:

    Olá, gostaria de pintar minha casa, mas ainda está as paredes ainda estão no concreto. É possível, pintar direto sem passar massa corrida? E como calcular a quantidade de tinta que vou gastar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Guilherme, a aplicação de massa corrida elimina as imperfeições no reboco e deixa a parede bem lisinha. É possível lixar o reboco tirar o pó e aplicar a tinta direto no reboco (tem que esperar secar 30 dias antes de pintar). Mas, não fica uniforme fica mais rústico, aparece as imperfeições e gasta mais tinta.Para saber a quantidade de tinta necessária, é preciso medir a parede e multiplicar pela altura do chão ao teto. Em seguida, multiplicar essa metragem pelo número de demãos (normalmente, duas a três). E ai ver o rendimento na lata de tinta, geralmente varia de 200 a 300 m2/demão. Abs

  3. luiz bernardo coelho barros disse:

    minha parede de textura branca esta com mofo. o que eu tenho que fazer para pintar de novo?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Luiz, precisa encontrar a causa do mofo e eliminar antes de refazer a pintura. Veja aqui se tem algo a ver com o problema: http://100pepinos.com.br/mancha-na-pintura/

  4. Fernando de Azevedo Serrão disse:

    Olá, gostei da matéria e estou com um sério problema. Não apliquei fundo preparador antes de pintar a primeira vez as paredes do meu quarto, com a cor lilás claro. Após um ano, resolvi pintar por cima com um lilás mais escuro. Uns meses depois começaram a aparecer manchas por toda a parede, como se fosse de poeira. Passo pano úmido, mas assim q seca a aparência manchada retorna. O que pode ser? O que posso fazer pra resolver esse problema?

    Obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Fernando, difícil saber sem olhar o local, mas pode ser poeira que estava na parede e grudou embaixo da nova pintura. O jeito é lixar, preparar a parede e pintar de novo.

  5. nanny disse:

    o pintor esta passando a tinta em cima do mofo, e disse que esta queimando para lixar e passar outra camada de tinta! isto esta correto?

  6. Janaina disse:

    o pintor esta colocando a tinta em cima do mofo, disse que esta queimando para lixar e pintar novamente!!! isto esta correto?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, Janaína. Pintar por cima do mofo não resolve o problema. Precisa identificar de onde vem a umidade e resolver. Depois remover o mofo com cloro ou água sanitária e preparar a parede para a pintura.

  7. carlos disse:

    As paredes foram rebocadas e estão todas onduladas, o pintor passou massa corrida e não saiu, ele disse que e do reboco isso realmente não tem jeito?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se o reboco foi mal feito é difícil mesmo consertar com massa corrida. A massa elimina pequenas imperfeições e não desníveis grandes.

  8. Eduarda Santana disse:

    Eu colei adesivos decorativos na parede da minha sala e agora, depois de 3 anos, quero pintá-la. Como devo proceder? Eu tenho que retirar o adesivo, perdendo-o assim?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Eduarda,
      Tem que tirar os adesivos e preparar a parede (massa corrida, lixa, etc) pra receber a pintura. Se conseguir tirar os adesivos sem estragar, depois de pintar você pode passar mais cola e recolocá-los.

  9. Sergio Bittencourt disse:

    Bom dia

    Minha casa e de madeira vou começar a pintar agora. Estou pensando em passar tinta a base d’agua. Como devo preparar para aplicar este tipo de tinta?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sérgio. Para pintar com esmalte a base de água é lixar as superfícies, tirar o pó com pano úmido, corrigir desníveis e furos com massa para madeira e aplicar um selante, lixar de novo com lixa fina e aplicar a tinta.

  10. Fábio Valentim disse:

    Estou morando em um apê alugado e recebi ele com uma cor muito forte, tipo laranja chinatown, a parede está toda corretinha, sem mofos, a pintura aparentemente foi bem executada. Gostaria de colocar uma cor entre branco e cinza claro +-, preciso lixar a parede, remover tinta ou fazer algum outro procedimento? Ou devo pintar com uma cor branca de uma tinta de baixa qualidade e depois pintar com a tinta na tonalidade que eu quero ou pinto direto com a tinta na tonalidade desejada? Não daria diferença?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Fábio .Se a parede está pintada de laranja e a intenção é clarear, ao invés de passar várias demãos de tinta que pode até deixar grossa e criar problemas, o mais indicado é lixar a parede laranja, remover todo o pó e passar uma ou duas demãos de tinta branca fosca para neutralizar o laranja e só depois aplicar a tinta que você quer branco mesmo ou cinza claro. Como a tinta branca tem mais cobertura que as coloridas, ela prepara a parede para receber outras cores.Lembrando que deve-se respeitar o intervalo de secagem entre demãos.

  11. Caroline disse:

    Bom dia!
    Estou na dúvida se passo massa corrida nas paredes da casa. Algumas pessoas dizem que é fácil de estragar, soltar da parede se bater móveis algo assim.
    É recomendado passar massa ou não?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Caroline, a massa corrida preenche as irregularidades do reboco e a pintura fica mais uniforme com acabamento mais fino, além de proporcionar economia de tinta (menos irregularidades para pintar). Agora se gostar de algo mais rústico pode pintar direto no reboco.

  12. Claudia disse:

    Ola! Estou com uma duvida! Quero pintar a area externa da casa, porem a parede tem.alguma pequenas rachaduras, devo concertar as rachaduras antes de passar a seladora, ou passad a seladora e depois concertar as rachaduras? Me de uma dica por favor!!! Obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sempre consertar as trincas e rachaduras antes de preparar a parede.

  13. GILBERTO VICENTE DO NASCIMENTO disse:

    Pintei as paredes de um banheiro sem preparação,usei tinta acrílica, agora vou reformar, lixando essa tinta,passando fundo e depois a massa acrílica,estou certo com o procedimento, qual lixa uso para a tintas acrílica. Obrigado por compartilhar do seu tempo e conhecimento…

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Gilberto, retire a tinta e limpe a parede, passe a seladora e depois a massa acrílica. O fundo preparador vai depois da massa e antes da tinta se a área de correção da parede for muito grande. Para lixamento manual de massa acrílica é bom lixar com lixa de ferro de nº120/150 e depois passar uma lixa mais fina de nº 180 ou 220. Se tiver uma lixadeira melhor, massa acrílica é dura. Abs

  14. fernando camargo disse:

    Gostei das dicas

  15. rogerio disse:

    Quero saber se posso aplicar argamassa em uma parede com massa corrida para assentar revestimento nessa parede. desde já agradeço

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O certo é picotar a parede para ter aderência da argamassa.

  16. Alex disse:

    Ola, bom dia!
    Eu gostaria de saber se posso posso passar massa corrida nas paredes da casa antes de colocar o gesso?
    Desde já eu agradeço!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Antes de colocar o gesso no teto? Sem problemas, só tire todo o pó antes da pintura.

  17. Passei massa corrida e deu umidade em algumas parte da parede, a massa esta caindo e esfarelando, como dar uma tapiada sem gastar, ate ter dinheiro pra cobrir o telhado.

  18. Seria a melhor coisa …. tirar a massa corrida e qual tinta econômica para pintar para paredes com umidades

  19. Elder disse:

    boa noite, to pintano a parede da minha casa e tive que raspar a tinta porque esta soltando criando bolha quando fui pintar, ai raspei metade da parede, outra metade posso deixar sem raspar e aplicar seladora so na metade e pintar a parede.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Elder, o surgimento de bolhas pode ter várias causas diferentes, mas sempre estão relacionadas à aderência da tinta na parede. A parte afetada deve ser raspada e lixada só depois começar a preparação para repintura.

  20. Rafael disse:

    Olá. Minha dúvida é sobre parede nova de apartamento, devo lixar ou aplicar seladora, ou os dois?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Geralmente as paredes novas recém pintadas estão preparadas. Daí é só lixar, tirar o pó e repintar. Na dúvida avalie com um pintor.

  21. João Joaquim de Andrade Assis disse:

    Oi quero pintar a parede do meu quarto so que uma parte da parede que ta descascando devido a umidade e varias mãos de tintas um sobre a outra oq faco com ela antes de aplicar a tinta ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      João, primeiro precisa descobrir a causa da umidade e solucionar o problema. Daí é descascar e preparar a parede pra receber a nova pintura.

  22. Jorge Santos disse:

    Olá! Ao passar seladora sobra uma mancha na parede a mancha está passando para a seladora e para massa corrida. Como faço para cobrir a mancha. Já que o vazamento foi eliminado..

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Jorge, precisa eliminar a mancha antes de fazer a preparação da parede. Para manchas amareladas fazer uma limpeza com limpador à base de amoníaco (do tipo multiuso).

  23. karita fernandes costa silva disse:

    Bom dia!!!

    Trabalho numa loja de tintas e não tenho muito conhecimento em algumas complicações que acontece com os clientes quando eles vem com problemas em pinturas….gostaria de saber se vocês tem alguns
    informativos explicando algumas situações e como resolver pra que eu consiga passar segurança para meu cliente tive uma experiência de mancha de teto como resolver. Fico no aguardo.
    abraços

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Karita, não temos material impresso, mas aqui no site trazemos alguns problemas comuns e suas possíveis soluções. Dê uma olhada na galeria de pepinos. Abs

  24. Marcelo disse:

    Eu tenho um comodo pra preparar pra pintar. Sendo que o mesmo esta caiado e uma parte com umidade. O que devo fazer ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Precisa entender de onde vem a umidade pra eliminá-la. Só depois preparar a parede, remover a caiação para fazer a pintura.

  25. Olá, as paredes da minha casa em construção receberam selados e depois massa corrida. Esta tudo muito ondulado, algumas partes aparecem irregularidades do reboco que não foram nem cobertos por massa. Já está recebendo a primeira demão de tinta. O lixamento nessa etapa é nova demão de tinta resolve o problema? Será necessário tirar tudo até chegar no reboco novamente? O reboco pode ser preparado com lichamento usando uma lixadeira roto orbitaria?

  26. Edney Silva disse:

    Olá, Gostaria de saber se posso pintar a parede de gesso liso sem passar massa corrida, qual tipo de tinta se deve usar, se existe cores de tinta para gesso, e se é preciso passar algum fundo preparador antes? pois o proposito é economizar nessa fase.
    Obrigado

  27. Mikaella disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se posso passar massa corrida na parede sem ela esta rebocada(ou seja direto nos tijolos )?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O gasto vai ser enorme e não vai cobrir, vai ficar aparecendo todas as juntas do tijolo. O correto é fazer o reboco ou gesso liso.

  28. thatiane soares disse:

    Olá boa tarde. pintei as paredes dos quartos das crianças de branco e antes de mudarmos pra casa nova asenha paredes já estão sujas então comprei a lavável posso aplicar em cima dessa branca sem ter o trabalho de lixar ou pode dar algum problema?

  29. Tamires disse:

    Olá,estou com uma parede nova para pintar… gostaria de saber se tenho que lavar também? Sei que tenho que passar um fundo. a duvida é; fundo preparador e fundo selador são as mesmas coisas? e qual a melhor opção p comprar? Desde já, grata. 🙂

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Tem que tirar bem o pó. O selador é usado em paredes com reboco novo que precisam ser pré preparadas para aplicação de massa corrida. E o fundo preparador deve ser utilizado quando irá ser feito a repintura de uma parede já pronta, ou parede com gesso, parede descascada.

  30. Valmir disse:

    Olá,

    Foram feitos cortes nas paredes do meu apartamento para passar tubulação de ar condicionado e o reboco foi refeito com gesso. Se eu passar o selador de paredes sobre o gesso eu preciso ainda esperar de 20 a 30 dias para emassar a parede e pintar ou o selador secando eu já posso emassar e pintar a parede?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      A espera é para reboco, o gesso liso seca rápido e pode passar selador e pintar.

  31. Jéssica Caroline Stange Manéa disse:

    Olá! Gostaria de saber como faço para remover a tinta de parede de tijolos? É um ambiente interno e gostaria de deixar os tijolos à vista novamente.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Jéssica, tem que remover todo o reboco com cuidado para não danificar os tijolos. Chame um pedreiro para isso.

  32. Bertiane silva disse:

    Minha casa e nova o pinto queimou a parede nova com cal para imassar e depois passar o celador foi correto rssa aplicação

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Bertiani,
      Não é usual queimar com cal antes de massear. Geralmente retiramos todas as partículas de paredes caiadas para pintar.

  33. Michele disse:

    Boa noite.
    Eu passei a massa corrida na parede para tapar buracos que a fita adesiva fez ao tirar os quadros. Só que estou com problemas na cor da tinta. A parede é branca e foi pintada a muito tempo quando fui pintar onde foi colocada a massa corrida o branco que usei ficou muito branco em relação a cor branca antiga da parede. Como posso resolver isto? Comprei tinta látex cor branca fosca, a pintura antiga é fosca também. Não quero pintar a parede toda, somente onde tapei os buracos.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Michele,
      A tinta muda de cor com o tempo, ou você acha uma tinta da cor que sua parede está agora ou tem que pintar a parede toda mesmo.

  34. Rodrigo disse:

    Olá
    Gostaria de saber a melhor opção de preparar e pintar parede externa da casa ( casa recem construída e rebocada) fora de evitar aquelas trincas que aparecem … A parede bate muito sol e chuva. Agradeço ….
    Rodrigo

    1. Equipe 100pepinos disse:

      De modo rápido: depois de esperar 28 dias para a secagem do reboco, limpar, aplicar massa acrílica, selador (para render mais o látex) e pintar de làtex.

  35. gabriela c disse:

    Vou pintar as paredes do meu quarto, sendo que uma delas é roxa(escura) e as outras lilas(claro).As paredes estão um pouco sujas, porem não há imperfeiçoes no relevo. Devo preparar as paredes igualmente? Preciso lavar? lixar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É importante eliminar poeiras e gorduras e lixar para tirar partes descascando.

  36. Flávia disse:

    A parede do meu quarto é um pouco texturizada e deu mofo em quase todo o quarto.Meu porteiro disse que só o selante e a tinta é suficiente. Que não precisa lixar. É verdade isso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O ideal é retirar a textura e descobrir a origem do problema e só após solucionar refazer a pintura.

  37. Jacson André ficanha disse:

    Tenho um murro em minha casa na cor laranja, esse murro foi pintado com cal por cima, após um ano, lavei o murro e o cal saiu quase todo, para pintar o murro novamente na cor laranja, é preciso lixar o murro para tirar o cal e a tinta laranja que já tinha?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Jacson, é preciso lixar, a tinta látex não adere sobre cal.

  38. Luciano Vasquez disse:

    Bom dia. Moro em uma casa que tem várias irregularidades nas paredes.
    Reboco antigo e preenchimentos mau feitos com cimento, que ultrapassam o nível da parede, massa forte. Pretendo passar massa corrida para pintar.
    Que faço nessa situação?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Luciano, massa corrida não preenche grandes desníveis. O ideal é refazer o reboco ou regularizar com gesso.

  39. Queila disse:

    É normal passar o dedo em paredes recem pintadas e sair pó branco? Mudei recentemente pra um apartamento novo, ao passar mãos na parede, ou mesmo encostar nelas sai um pó branco. É normal em tinturas novas ou algum defeito na pintura?.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Queila, essa parede deve ter sido executada com gesso liso e a pintura não aderiu o suficiente. Não é normal. Pra pintar tem limpar e tirar bem todo o pó.

  40. Rafael disse:

    Boa tarde. Em uma parede que nunca foi pintada, preciso passar fundo preparador após a massa corrida para pintar ou possa passar a tinta direto sobre a massa corrida? E no caso de gesso do forro? Obrigado!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Você pode usar tinta direto. Mas, com o fundo preparador a tinta adere melhor a parede e rende mais. Além, dele funcionar como uma barreira que garante uma pintura mais duradoura.

  41. Solange abbade disse:

    Olá, quero pintar parede com tinta e janela c tinta óleo.
    Qual a marca do selante?
    Qual e a melhor tinta que não tenha cheiro e que seja anti mofo?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Solange, existem selantes de várias marcas e tintas com menos cheiro também. Procure na lata pelo selo Abrafati que atesta a qualidade das tintas.

  42. Elaine Cristina silva soldado disse:

    Minha parede já era pintada mas agora resolvemos passar massa acrílica pra ficar lisinha. Posso jogar água pra tirar aquela poeira que fica ? É necessário o selador?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Limpe com espanador e pano úmido. Selador melhora a aplicação e economiza a tinta.

  43. Emerson portes evangelista disse:

    Olá,comprei uma casa nova que está pintada de branco internamente,pretendo mudar a cor,é necessário usar senadora?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, se a casa é nova provavelmente a parede já está preparada. É só pintar.

  44. Graziele disse:

    No meu caso, o quarto a ser pintado estava com marca de mofo e onde estava a maior parte estava com barulho “oco”. O pedreiro veio pra ver e disse que teria que quebrar a parte oca e fazer um novo reboco, feito isso, o pintor veio até aqui e disse que teria que passar massa pra parede ficar lisinha, só que o preço não está cabendo no meu bolso. Teria algo que poderia fazer mais em conta pra cobrir o reboco? Pq se passar a tinta direto vai ficar manchado, e não vai adiantar nada! O que fazer nessa ocasião?!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Graziele, o que pode substituir a massa corrida é o gesso liso, mas o preço é equivalente. Se pintar direto o acabamento fica rústico e não lisinho, mas se ele impermeabilizou e consertou direito não é pra ter mais mofo.

  45. PATI disse:

    OLÁ, MINHA CASA FOI REBOCADA E PINTADA COM CAL,MAIS QUERIA REALIZAR UMA TEXTURA. QUAL PROCEDIMENTO DEVO SEGUIR?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Você deve remover a Cal para a nova tinta não descolar. Utilize lixa grossa ou escova de aço para remover a maior parte possível do cal das paredes. E ai limpar a poeira e seguir o procedimento da textura.

  46. Lucas Ribeiro disse:

    Olá, pode me tirar uma dúvida
    Como fasso pra retocar uma parede q já foi recentemente pintada?….
    Eu estava pintando meu quarto no tom azul escuro, no dia seguinte vi q em uma parte da parede ficou mais claro e passei a segunda mão, soq ficou uma mancha mais clara, oq posso fazer pra ficar escura, estou com medo de piorar o estrago

  47. Kenia Kary disse:

    o reboco de gesso pode ser finalizado apenas com selante, sem aplicação de tinta?

  48. Boa tarde, estou com umas paredes que foram rebocadas há um mês, e vou querer emassar e pintar, porém gostaria de saber se é necessário passar cal antes de emassar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não é preciso passar cal antes da massa corrida.

  49. Jorge disse:

    Comprei uma casa e a tinta foi pintada direto no reboco, sem ter sido usado massa pva. Qual o procedimento a fazer para emassar sobre a tinta já aplicada?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Remover a tinta (lixa, removedor) e preparar a parede.

  50. adonis disse:

    oi,acabei de construir um quarto,tem 10dias que o reboco interno foi concluido,sei que tenho que esperar o tempo de cura(28 dias) para passar selador para aplicar a massa corrida,mas miha duvida é:posso já lixar o reboco antes do tempo de cura ou só lixo apos os 28dias?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Espere os 28 dias para lixar.

  51. Pedro Henrique disse:

    Olá, minha casa já não é pintada faz muito tempo, quase 30 anos, e decidi pintar, mas a parede está totalmente descascada com uma tinta antiga debaixo daquela, e também fiz reformas colocando uma nova janela, vou precisar preparar ou só passar a tinta?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Pedro, pelo que contou vai precisar preparar a parede antes de receber a tinta.

  52. Ana Luiza disse:

    Bom dia, estou querendo terminar a obra no meu quarto, só que percebi que alem dos mofos, as paredes não foram lixadas tão bem. Queria saber se depois de seguir as dicas acima, eu poderia emassar todas as imperfeições das paredes e depois lixar, se isso ajudaria a deixar tudo por igual e lisinha???

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, pode refazer a massa para melhorar as imperfeições. Agora temos um grupo pra dividir as dúvidas: https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  53. Tenho uma parede com acabamento de gesso, ela estourou a massa porque estava com umidade, descasque onde estava com umidade, posso reaproveitar o resto, ou tem de tirar todo o gesso e colocar outro acabamento. Vou fazer textura agora é vou impermeabilizar para não ter mais problemas antes da textura.
    Minha dúvida é arranco todo o gesso ou posso deixar parte dele é descer com a textura.textura,

  54. Leandro disse:

    Olá amigo!
    Tenho uma casa nova ainda sem pintura, eu vou pintar mesmo, por falta dinheiro. Farei a pintura direto ao reboco. Gostaria de saber, se terei problema se passar duas mão de selador???
    Pois alguns pintores passam duas de mão de selador e outros uma só. Uns me informaram que duas de mão poderia descascar, isso é verdade???
    Outra coisa, quando comprei o selador, o vendedor me informou que não precisa adicionar nada no selador Sherwin-Williams, mas na lata tem uma informação de 10 %, teria problema passar o selador sem adicionar a água???
    Eu já fiz um quarto, sendo que primeiro lixei o reboco que por sinal ficou excelente, e passei duas de mão com selador. Na primeira de mão havia ficado meio manchado, já na segunda de mão ficou um branco transparente sem manchas (mancha, onde o rolo de lã passou duas vez em um pequeno intervalo de tempo, tendo assim quase duas coberturas naquele ponto), isso aconteceu porque a parede é meio grande e alta, tive primeiro pintar um tanto para depois pintar o restante, uma emenda!
    Fiz um teste, e passei em um pequeno lugar, novamente uma lixa fina, ficou bem liso para um reboco direto, teria problema lixar tudo??? Se não, uso o que para remover esse “pouco” pó do selador???
    Leandro.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, para pintar direto sobre o reboco usar uma lixa grossa e remover toda a poeira ou sujeira. Seguir recomendação do fabricante e misturar 10% de água no selador acrílico e aplicar uma demão sobre o reboco. Prepare a tinta acrílica, conforme indica o fabricante, e aplique-a diretamente no reboco.
      Para a aplicação do selador acrílico, o reboco deve ter entre 28 e 30 dias.

  55. silvio disse:

    preciso saber. massa corrida tem mais aderencia direto no reboque. ou na parede calfinada..?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      No reboco

  56. Raspei a parede do quarto da minha filha e toda a parede descascou. Moro em um apartamento e na parede mais interna apareceu uma rachadura diagonal. Do meio para baixo. O que devo fazer?

  57. Desculpe, esqueci de falar que no outro lado da parede tem uma seca de concreto subindo para a parte de cima do apartamento. Bom dia e obrigado.

  58. Carlos Santos disse:

    Olá! Estou pintando a minha casa e me deparei com um problema. O pintor passou já 3 demãos de tinta na parede, mas assim que seca aparecem manchas brancas na parte de baixo. Ele passou a massa corrida antes da tinta tudo certinho e não sei o que está acontecendo. A tinta é de ótima qualidade… O pior é que o pintor disse que não sabe o que está acontecendo. Já estou indo comprar mais da tinta pra ver se cobre as manchas brancas, mas realmente não sei se dará jeito. Pfvr, o que posso fazer pra cobrir de vez as manchas que aparecem?

  59. Mari disse:

    Boa noite
    Tive a informação que se eu passar massa corrida, depois pra limpar é ruim, achei estranho isso tem alguma coisa a ver?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Mari,massa corrida tira as imperfeições e deixa a parede mais lisa, portanto mais fácil de limpar

  60. Boa noite
    Minha casa é nova, foi feito acabamento em gesso liso, e agora depois de pintar as paredes ficaram enrugadas, parecendo umas bolhinhas em algumas partes…é normal? Não deveriam ficar lisinhas?
    Obrigada

  61. Andressa Lima disse:

    Olá! Pretendo pintar meu quarto, é a primeira pintura e a parede esta so rebocada. Se eu aplicar sonebte a massa corrida e a tinta, corre o risco de descascar com o tempo?

  62. Ana Paula disse:

    Olá pessoal, estou com uma dúvida: para resolver um problema de infiltração na parede, o pedreiro tirou todo o reboco, indo até os tijolos e fez tudo novo. Minha parede está metade com reboco novo, a outra metade pra cima, com massa corrida e tinta (sem danos). Como faço para nivelar a parte de baixo(reboco) com a parte de cima (lisa e com massa corrida)?Devo lixar bem o reboco e aplicar selador, e em seguida tentar nivelar a emenda com massa corrida?Desde já agradeço. Ana Paula.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login