Guias anti-pepinos

 


Como fazer limpeza de calhas?

Limpeza de calhas (evitar danos em forros, lajes e paredes)

A gente limpa a casa toda, mas nem lembra de ver se tem folhas, galhos, areia e poeira sobre as calhas,entupindo os tubos condutores de água que vem do telhado. Essas sujeiras podem impedir que a água escoe corretamente e aí os problemas começam: danos na pintura, transbordamento que causa infiltrações, goteiras e até um problema estrutural mais grave, já que água parada é pesada. Em tempos de dengue, calha suja também pode ser um criadouro de mosquitos.

Quando a calha está limpa, a água da chuva que vem do telhado escoa e vai embora. Simples assim.

Mas, quem limpa a calha? Existem profissionais e empresas especializadas em limpeza de calhas. Como eles vão subir no telhado, o serviço demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer uma série de procedimentos de segurança.

Se você, o morador, optar por limpar observe a altura e a proximidade entre a calha e a rede elétrica. Assegure-se que a escada está firme e nunca apoie a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou soltar. Use sapatos com solado aderente e luvas grossas para não se cortar. Ai recolha as folhas e galhos com uma pá e coloque em um saco para descarte.

Você também pode usar hastes de limpeza ou desentupidores, vendidos em lojas de materiais de construção ou de utilidades domésticas para desobstruir sujeira mais difíceis. E em seguida, lave com água para a remoção das sujeiras mais finas. O ideal é lavar a calha com jatos de água de alta pressão, mas uma mangueira já funciona. Nesta etapa,se o trabalho foi bem feito, a água deve ir toda embora pelos condutores.

O recomendado é fazer a limpeza de 6 em 6 meses, em dias secos, sem chuvas. Mas, se sua calha fica próximo a árvores ou locais com ventos que trazem muita poeira, faça a inspeção e limpe mais vezes para garantir o bom funcionamento.

 

Estes guias podem ser úteis para você

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login