Guias anti-pepinos

 


Como escolher torneira pra cozinha e pro banheiro?

Os modelos são vários: jatos diversos, com filtro acoplado ou não, bica móvel, extensor flexível, acionamento por sensor e tecnologias economizadoras que limitam a quantidade de água por acionamento. Você pode escolher qualquer uma, mas o básico é prestar atenção em dois detalhes: altura da torneira em relação à cuba e comprimento da bica para garantir que a saída de água  fique na direção do ralo.

Torneira da cozinhatorneira_cozinha

As tarefas executadas na pia da cozinha exigem um espaço confortável para lavar louças e alimentos. Verifique se há espaço suficiente para lavar panelas ou louças maiores. Entre a bica de onde sai a água e a bancada da pia, precisa haver uma distância de pelo menos 30cm de altura, não importando se a torneira é fixada na  bancada ou na parede.

 Torneira do banheiro

torneira-banheiro

No banheiro a saída de água da torneira deve ficar próxima à direção do ralo. Veja se cabe sua mão e se, na hora de lavar, a água não vai escorrer pela lateral porque a torneira está muito no canto da cuba. Lembre que o tamanho da torneira deve ser proporcional à cuba ou ao lavatório e o jato deve ser direcionado ao centro do ralo da cuba: se ficar muito pra frente, a água vai cair fora.

Torneira simples ou misturador?

O misturador só é necessário se sua casa tiver água quente e água fria. Do contrário, é gasto à toa (sim, custa bem mais).  Para ter água quente, o misturador tem de estar conectado ao tubo de água quente (aquecida a gás, energia solar ou por um aquecedor elétrico). O misturador serve para abrir a saída de água quente e água fria, permitindo que você use uma delas ou misture as duas. Só de curiosidade, se o modelo tiver dois registros – um pra cada saída de água, ele se chama misturador duplo comando; e se uma  mesma alavanca controla vazão e temperatura da água,é um misturador monocomando.

Torneira de parede ou fixa na bancada?foto_frame_Dicas e Guias

O encanamento da casa já deve estar preparado para fixar a torneira na parede ou ficar abaixo da pia para fixar na bancada ou na cuba de mesa (que tem o buraco para a torneira).  Caso queira instalar na parede e não tenha  sido previsto  o ponto de água, será preciso quebrar os azulejos ou parede e refazer a tubulação para criar o novo ponto de água na parede.

As cubas de apoio, aquelas que ficam inteiras acima da bancada, exigem torneiras mais altas que podem ser de bica alta ou de parede.Verifique na embalagem se o modelo que você escolheu é pra ser instalado na parede ou na bancada.

O material é importante?

As  torneiras podem ser de metal ou de plástico ABS. Nas primeiras, o miolo pode ser de  ser de latão, de liga de cobre, de liga de zinco e de aço inoxidável.  Elas funcionam do mesmo modo, mas o latão é o que mais resiste à corrosão.  O acabamento externo mais comum é o cromado, que é mais resistente ao desgaste. Já as produzidas com ABS, também chamado de plástico de engenharia, são brancas, mas podem ser pintadas de cores metalizadas e custam menos, embora sejam menos resistentes.

Novo mecanismo?

O antigo courinho (ou borrachinha) já foi muito usado na vedação das torneiras. Mas  estragava  facilmente e exigia trocas constantes. Então, os fabricantes começaram a substituí-lo pelo cartucho de vedação, que desgasta menos e dá adeus a pingadeira. A diferença é que os modelos com o mecanismo antigo precisam de várias voltas para abrir e fechar. Já os de cartucho cerâmico são acionados com apenas ½ volta ou ¼ de volta.

Use arejador

o arejador é uma peça que fica na ponta da bica na saída de água  e adiciona ar ao jato diminuindo o volume do líquido que sai em até 50%, garantindo água suficiente para a lavagem. Muitas torneiras já vêm com esse anel. Quando isso não ocorre, é possível comprar avulso, mas não deixe de conferir se o encaixe é compatível com a ponta da torneira.

Manutenção

Comprar  uma marca que disponha de assistência técnica na sua região evita pepinos futuros. Resista a tentação de abrir a torneira e mexer no mecanismo no primeiro problema. A garantia que, por lei, é oferecida pelo fabricante é de cinco anos, no mínimo, mas você pode perdê-la se resolver desmontar a torneira!

 

Estes guias podem ser úteis para você

13 Comentários em “Como escolher torneira pra cozinha e pro banheiro?”

  1. Cristiana disse:

    A pessoa que fez a reforma na minha casa, instalou os pontos de agua quente e fria na parede com tamanho maior que o padrão.
    Descobrimos agora que fomos colocar a torneira no lugar e ela não cabe (nenhuma cabe, mesmo as com adaptador de tamanho). A distancia entre os canos ficou em 24 cm.
    Existe outra alternativa que não precise abrir a parede?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Cristiana,
      Existem tubos flexíveis para ligar os pontos de água até a torneira adaptando a distâncias diferentes.

  2. Dá uma olhada nesse tipo de torneira, talvez sirva para corrigir o problema, uma torneira que se ajusta tanto na parede como na mesa.
    http://torneirasonline.com/loja2/linha-misturadores/126-torneira-para-cozinha-bica-movel-misturador-de-mesa-ou-parede-7898534196626.html

  3. Jonathan disse:

    Vou instalar uma pia de mármore, mas estou na dúvida quanto ao tamanho da cuba, entre a quadrada de aço escovado tramontina modelo prime ou a retangular com as mesmas características. Considerando a pia em “L” e o local da cuba com 1.55cm de largura por 60cm de comprimento.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Jonathan, avalie o que sobra de espaço nas laterais. Com a retangular é suficiente para o escorredor de pratos? Para a preparação de alimentos? A quadrada consegue guardar a quantidade de louça que você utiliza antes de lavar. É questão de hábitos e gosto mesmo, já que tecnicamente as duas cabem na bancada.

  4. PAULO SALETTI disse:

    A torneira da pia de cozinha emite um chiado estridente ao ser aberta. O que pode ser isso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Paulo, pode ser sujeira ou alguma obstrução nos canos que diminuem a pressão e causam o ruido. Outras causas: problemas no arejador (aquela pecinha que distribue a água na ponta da torneira) ou peça de vedação solta dentro da torneira.

  5. Bruna disse:

    Instalei uma cuba de apoio no meu banheiro e a distância do ralo à parede ficou com 30 cm, sendo que a torneira é de parede. Sei que a saída da torneira tem que ficar alinhada com a ralo, mas pelo que vi não são comuns torneiras com essa dimensão. Você aconselha o uso de extensão? Uma torneira mais curta resultaria em respingamento?

    Obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      A torneira pode ficar um pouco menor que o centro do ralo, existem alguns modelos de até 27cm. O ideal é usar um deles ou prolongador.

  6. Florença disse:

    Ola! Boa Tarde!
    Queria que vcs me ajudasse.. Estou reformando minha cozinha e foi feito duas pias na pedra separadas e precisarei de duas torneiras. Eu posso colocar torneiras diferentes? Estou pensando por uma gourmet de 70 cm e outra com filtro embutido sabe? Ou vcs acham que todas as duas gourmet fica melhor, mais bonito?
    Obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Florença, pode sim colocar torneiras diferentes não há regras para isso, se a questão for estética escolha modelos de design parecido. Coloque o que atenda melhor as suas necessidades.

  7. Olá, no post diz sobre a mudança do modelo de torneira bancada para parede, onde o único jeito seria quebrando. Mas no meu caso seria o inverso. De parede para bancada. Como seria esse processo de inversão? Seria so tapar o buraco da parede e abrir um na bancada? O que mais eu deveria fazer? Grata.

  8. Ana Claudia disse:

    Prezados, por gentileza, tenho exatamente a mesma dúvida da Franciele Gomes. Atualmente o modelo de torneira é de parede e quero que seja de bancada, como seria esse processo de inversão de parede para bancada. No caso, teria realmente que quebrar a parede?

    Obrigada.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login