Guias anti-pepinos

 
  • foto de Expert

    foto de: Expert

  • foto de Expert

    foto de: Expert

#78

Tomei choque na geladeira

Pepinômetro: Grave e Ocasional

Causa mais comum:

A instalação elétrica da sua casa não deve ter o fio terra, pelo menos no ramal que chega até a geladeira. Assim como outros aparelhos elétricos, a geladeira pode acumular eletricidade estática na sua superfície e pode dar choque se alguém encostar em uma parte metálica. Se tivesse fio terra, essa eletricidade estática teria sido retirada por ele. Isso vale pra geladeira e pra qualquer aparelho.

Também pode ser:

que o cabo que liga a geladeira à tomada esteja rompido e desencapado. Aí o fio entra em contato com alguma parte metálica da geladeira e dá choque em quem encosta. Pior ainda se na mesma tomada tiver outros fios ligados por alguma gambiarra ou extensão.

Como você poderia ter evitado:

Conferindo se o havia o fio verde e amarelo (ou uma das duas cores) na instalação elétrica. Essa é a cor recomendada para o fio terra, para facilitar a identificação. Poderia também ter checado (e ainda pode) se o cabo da geladeira está íntegro ou deveria não ter ligado muitos aparelhos na mesma tomada. Gambiarra nem pensar. Eletricidade é coisa séria!

Estes guias podem ser úteis para você

Comentários sobre: 1

  1. luis Ferreira freire disse:

    Olá gostaria de saber sobre choque estático na geladeira.
    Meu filho estava na sala usando o computador ele decidiu ir tomar água levantou se caminhou até a cozinha abriu a geladeira e apanhou um copo de vidro na porta da geladeira derrente ouvimos um barulho e corremos até ele estava no chão desmaiado e entrou em convulsão gritava como estivesse tomando um baita choque.
    Pergunta é possível que ele tenha recebido uma descarga de energia estática? Levamos imediatamente no hospital e foi liberado em poucos tempo já com estado normal, ele passa bem.
    Preciso de tirar está dúvida é importante, ok obrigado.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login