Guias anti-pepinos

 

Casa sem ruídos – dicas para isolamento acústico

Saiba identificar de onde vem o barulho e adote soluções para remediar o problema. Veja nossa matéria no ZAP. As…

89134 visualizações

Saiba identificar de onde vem o barulho e adote soluções para remediar o problema. Veja nossa matéria no ZAP.

As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.

Porém, em julho de 2013, entrou em vigor a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais. As construtoras têm de contemplar o isolamento acústico. Mas o que fazer quando você mesmo constrói a sua casa?

Para garantir uma casa silenciosa é bom pensar nisso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que absorvem o som ou impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro, tais como paredes espessas ou com mantas de isolamento no seu interior, vidros duplos, portas e janelas com boa vedação, entre outros.

Exemplo: problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.

Portas e janelas bem vedadas ajudam a fazer isolamento acústico residencial

Onde entra ar, entra som. Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns. Escolha bem onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece a vedação adequada.isolamento-acustico-residen

Se a construtora entregou seu apartamento com as portas em madeira compensada oca, pense em trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor para a acústica e para segurança.

Se a grana está curta você pode usar persianas em formas de rolo e cortinas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo, que minimizam a propagação do som.

Quando o barulho passa pela parede

tijolos

Paredes mais espessas, de tijolos maciços ou ocas – do tipo Drywall -, e preenchidas com revestimento acústico interno barram melhor o som. Mas se o ruído passa pelas paredes de fachadas e paredes internas, a dica é usar materiais como placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimento de gesso acartonado ou, mesmo, tapeçarias, que quando aplicadas sobre a parede melhoram o isolamento. Vale lembrar que não adianta ter uma parede com bom isolamento e uma janela deixa passar o barulho. Pense no conjunto!

O ruído que vem do piso

Você ouve o “toc toc” do sapato ou as patinhas do cachorro do vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame dos mesmos barulhos? Os pisos frios, como os porcelanatos, provocam muito eco. O revestimento que melhor isola o som é o mais denso, como carpetes, tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos.

Se for construir ou reformar o piso pense em fazer o isolamento acústico corretamente. Antes de instalar o piso e depois do contrapiso aplique mantas acústicas sobre a laje. Depois instale o piso, os chamados pisos flutuantes, como os laminados e a madeira, que já têm opção de instalação com mantas acústicas.

Existem alternativas de manta para pisos cerâmicos e porcelanatos, como a de cortiça aglomerada, mas seu uso não é muito comum. Se a casa já está com o piso pronto, uma boa dica é usar tapetes, bem felpudos para reter o som.

Dá para melhorar o isolamento acústico residencial com forro

Telhado sem forro ou sem laje é barulho na certa! Se sua casa não tem laje, não deixe direto na telha. Você pode usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som. Também pode fazer um forro acústico, de madeira ou um forro de gesso triplo que isola como uma laje.

modelo de telhado

Se estiver em um apartamento – mesmo tendo laje – e quiser fazer isolamento acústico, você pode escolher usar forros acústicos Há diversos tipos com diferentes acabamentos. Os mais comuns são os tipos de fibra mineral modulares, com vários modelos para colocar em sua residência.

Paisagismo como barreira

Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como desníveis no terreno cobertos de gramas e vegetação.

Em apartamentos, os jardins verticais podem atenuar os ruídos. Só que as soluções com vegetação precisam de bastante espaço para formar uma massa densa. Não é qualquer arbusto que dá conta do recado. E cuidar da barreira vegetal requer cuidados na manutenção.

59 Comentários em “Casa sem ruídos – dicas para isolamento acústico”

  1. Edilson disse:

    Boa noite, gostaria de saber o que posso fazer, moro em uma casa geminada as paredes são de concreto tipo auto-adensável, porem o o telhado é único ligando as duas casas, o que seria possível fazer para bloquear o som do vizinho que vem pelo forro. Levantar uma “parede” com placas de isopor resolveria?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Edilson,

      Precisa criar uma barreira para que o som não passe pelo forro do telhado. Mas, pra saber se a “parede” resolveria só avaliando no local. Chame um técnico para uma avaliação.

  2. milton ferreira do amaraljunior disse:

    Quais as soluções para isolamento acustico de parentes geminadas?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Milton, o ideal é que essa parede seja construída com tijolo maciço ou em parede dupla para ser uma barreira ao som. Se ela já existe você pode fazer uma outra parede por dentro com drywall e isolantes (lã de rocha ou vidro) ou revestir de materiais isolantes.

      1. Fabiane disse:

        e quais seriam esses materiais isolantes? meu vizinho bate nas paredes ou em armários presos a parede, não sei, mas fico escutando os batidinhas na parede, já não aguento mais, será que se eu revestir essa parede de pedras naturais resolve?

        1. Equipe 100pepinos disse:

          Uma segunda parede Drywall – ele é composto de um esqueleto de aço , coberto de duas chapas com miolo de gesso e face de papel-cartão , uma de cada lado. No meio desse sanduíche, pode colocar um recheio de lã mineral de vidro ou rocha. Ou uma pa.rede de tijolos maciços. O ideal é um profissional avaliar qual a melhor solução no local

  3. Michel luersen disse:

    Eu morro num apartamento , mais o vizinho em cima arrasta cadeiras , moveis sera que se eu mandar fazer um forro de gesso com isopor resolve pelo menos uns 70% DO ruido , o que faço …..

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Michel, um forro mineral acústico isola uns 50db e é a partir dessa faixa que o ruído começa a nos incomodar. Talvez o forro não resolva! Nesses casos, se não dá para conversar para que o vizinho tenha bom senso precisa fazer uma avaliação de ruídos com especialista pra escolher o que pode ser aplicado pra minimizar o ruído.

  4. fabio soares disse:

    Olá, eu e meu irmão estamos para iniciar a construção de duas casas geminadas de 2 pavimentos, porém estamos na duvida se uma parede dupla de 30cm por si só é o suficiente para resolver futuros problemas gerais entre as casas, que vão desde acústico a hidráulico. A parede unica seria de 30cm com tijolo deitado, resolve? e como ficaria a laje nesse caso? Obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Quanto mais grossa e maciça a parede mais ela vai isolar acusticamente. Uma parede de tijolo maciço isola de 40 a 60 dB, dependendo da espessura. E ruídos acima de 50dB já começam a nos incomodar. Em casas geminadas é comum fazer a parede comum as duas dupla para melhorar a acústica. Agora, a hidráulica depende do que vai passar por essa parede precisa ver o diâmetro dos tubos e se cabem os dois com folga.

  5. Sandra disse:

    Olá. Vou construir uma casa e minha dúvida está no telhado: é verídico que uma casa sem laje vai demandar constantes manutenções no telhado? Uma casa sem laje tem valor inferior a uma com laje? Em qual proporção?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sandra, na verdade quando você não tem laje fica evidente qualquer problema ou infiltração pelo telhado, por isso a manutenção é realizada sempre que se detecta um problema. Sobre ao valor inferior de casa sem laje ou com é relativo. Existem casas com telhado de madeira muito bacanas que não perdem valor. Cada caso é um caso.

  6. Simone disse:

    Tenho vizinhos super barulhentos, minha casa fica em uma rua de aclive, ou seja, o vizinho de cima, adora musica alta, e o de baixo além de música, também deixa a bomba da piscina ligada 24 horas por dia, todos os dias, inclusive à noite. O muro é de bloco simples e de uma altura razoável.
    Gostaria de saber como resolver esse problema, pensei em aumentar a altura dos muros e fixar placas de gesso nos mesmos. Isso resolveria o problema?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Simone, aumentar a altura do muro e colocar materiais absorventes podem diminuir o problema. Mas, para saber o que resolve é necessário avaliar no local o volume do ruído e fazer cálculos de que tipo de material conseguiria bloquear os barulhos que tanto te incomodam.

  7. paulo robert disse:

    meu vizinho de cima do meu apartamento faz barulho o dia todo, arrasta moveis e escuto seus passos, parece que o filho dele fica pulando de cima do sofa no chao (piso laminado), se eu fizer 3 camadas de drywall com lã de rocha ajuda a resolver meu problema?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Paulo, o ideal é chamar um técnico para medir o barulho e avaliar quanto de proteção sonora essa solução irá propiciar.

  8. BRUNO disse:

    na minha rua tem muito barulho de som de carro, se colocar isopor por baixo da telha no telhado ajuda à reduzir o barulho?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Usar material isolante e tapar as frestas minimiza o barulho. Mas, não sei se resolve precisa que um técnico faça uma avaliação no local para dizer qual a melhor solução para o problema.

  9. Deivid Rodrigues miranda disse:

    Vou fazer duas casas germinadas ,se eu fizer duas paredes já resolve o problema? Ou tenho que colocar algo entre as duas para melhorar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Quanto mais grossa a parede menor passagem de som. Mas, para saber se resolve precisa calcular o ruído do local.

    2. Gisele disse:

      Deivid Rodrigues miranda, moro em uma casa que é sobrado parede com parede, foi feita de bloco de concreto,e passa bastante som, o vizinho do lado ouvi o som alto e tenho muitos problemas com isso…para quem compra casa construídas assim, tem bastante problemas depois.

  10. Sara disse:

    Mudei ha uma semana pra uma casa e a janela do meu quarto,que é de madeira, fica de frente pra rua. O problema é que é impossível dormir depois das 4h da manhã e antes da meia noite por causa do barulho que vem da rua. O que posso fazer pra isolar este som. Tem algum material que posso adaptar, pois a casa é alugada e não posso trocar a janela.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode tentar montar algum tipo moldura com revestimento acústico que vede bem a janela por dentro, as mantas de lã de vidro e rocha são bons isolantes e algumas já vem em placas com acabamento pra serem usadas.

  11. gabriel disse:

    Minha casa não tem laje é telhado mesmo, mas quero colocar forro pvc no meu quarto, preciso estudar e me concentrar e os vizinhos só vivem ouvindo musica em som com volume alto, Em quantos porcento o forro pvc pode reduzir o barulho que vem de fora?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O forro de PVC não é um bom isolante acústico, o ideal é usar uma manta acústica entre o telhado e o forro.

  12. Monica disse:

    Adorei as orientações

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Que bom 🙂

  13. Monica disse:

    Os ruídos da cidade afetam nossa qualidade de vida. Conviver com eles nos deixa sem perceber irritados e desconcentrados.

  14. Ronaldo Junior disse:

    bom dia , preciso de um isolamento acustico para minha janela , qual vc indicaria ? uma cortina ou algum painel ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Ronaldo, cortina não isola bem. O ideal é a janela acústica ou a troca do vidro por um duplo.

  15. Sylvia disse:

    Olá, moro em uma casa em um condomínio e tenho 30 cães. Não preciso nem dizer que os latidos incomodam os vizinhos, né? Para tentar resolver o problema construí um canil com aproximadamente 100m2. Além da parede de alvenaria normal, revesti todo o interior com drywall acústico e com revestimento em porcelanato por cima. O lado de fora também está revestido com porcelanato. Não coloquei janelas, apenas 6 basculantes 60x60cm que à noite ficam fechados. Mesmo assim é possível escutar os latidos do lado de fora (do lado de dentro não escutamos nada do que acontece do lado de fora). O que mais posso fazer para evitar a saída de som?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Me parece que os latidos escapam pelas janelas, que mesmo fechadas deixam escapar som. O ideal era colocar janelas acústicas. Mas, meu conselho é que procure um especialista em acústica para avaliar no local e para evitar gastos que não solucionem o problema.

  16. Maris disse:

    Pelo amor de Deus comprei uma casa onde diz na construção que a parede germinada vinha uma manta,o fato é que ate a descarga se ouve que dirá outros barulhos o que ja me levou pra delegacia. Fui ameaçada até de morte pelo inquilino e sou proprietária. Qual o nome do esprcialista que cuide disso, pelo que li terei que morrar a laje, patede dupla ou acartonada, gesso, piso espicial, janelas, sem contar com o quintal tbm germinado onde vou fechar tudo e com que e irei fszer uma piscina no segundo andar. Bom qual o nome que se da a um especislista para verificar a casa e me dizer o que fazer com a acústica? Obrigada desesperada!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Maris, pelo que entendi você precisa de um laudo de acústica e depois um projeto para tratar os problemas. Procure por arquitetos ou engenheiros especializados em acústica. Os conselhos CAU (arquitetura) e CREA (engenharia) podem indicar esses profissionais.

  17. aghata disse:

    olá. tenho que fazer um projeto de uma casa noturna queria saber se a espessura da parede neste caso já funcionaria como isolamento acústico, se não qual seria uma boa opção nesse caso? a porta seria de madeira como torná-la anti-ruído.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Para isolar o som de uma casa noturna é recomendado contratar um profissional, precisa calcular certinho e também ter cuidado com a segurança no uso dos materiais acústicos.

  18. Juliana Castro Dias Miranda disse:

    Estou instalando um compressor em um consultório odontológico, na parte externa.
    Para não incomodar os vizinhos, farei uma alvenaria e Preciso colocar um isolamento acustico, porém é Preciso uma abertura – porta – para ventilação e manutenção
    O que posso fazer?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Juliana, escolha modelos de portas acústicas para continuar não deixar passar o som pelas frestas.

  19. Cássia disse:

    Olá, Bom dia.
    Moro em casa geminada, ouço todos os barulhos que os senhores possam imaginar. Revesti a parede do quarto com drywall, mas não resolveu em nada. Se construir uma nova parede de bloco ou tijolinho ou mesmo fazer um revestimento com pedras, resolveria o problema? Sinceramente não sei mais de onde vem o barulho, se vem da parede divisória, chão ou até mesmo da lage.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Essa parede Drywall tem isolante acústico (lã de vidro ou rocha) na parte interna? Infelizmente, não há um jeito padrão para solucionar esse tipo de problema. Há casos em que nem uma parede de 40 cm de espessura é suficiente. O ideal é que um profissional faça uma boa avaliação no local para propor uma solução.

  20. Erika disse:

    Olá. Moro em um sobrado geminado. Esse sobrado possui escada de madeira na mesma parede do meu quarto. Ouço o barulho das pessoas subindo e descendo desde a sala até meu quarto. O que posso fazer para resolver esses barulhos? Tem algum material que posso colocar na escada que resolveria esse barulho? E nas paredes?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não há um jeito padrão para solucionar esse tipo de problema. O ideal é contratar uma avaliação de um profissional. O usual é aumentar a espessura das paredes construindo novas paredes de gesso acústico, ou drywalls que internamente tem lã de vidro ou lã de rocha, mas tem que ter espaço para isso. O ruído da escada de madeira pode ser diminuído com o revestimento com algum piso emborrachado, mas é difícil eliminá-lo.

  21. Veronica Ferrari Sabino disse:

    Olá. Pretendo colocar janela com isolamento acústico em meu quarto, pois moro ao lado de uma academia de ginástica que funciona com janelas abertas o dia todo, até às 22 horas. Tenho ar condicionado na parede. O barulho pode entrar por ali? Como fazer

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O barulho pode entrar em qualquer fresta, mas quanto maior o vão mais ruído. Vedar a janela já deve diminuir o barulho, sobre o ar você pode fechar as frestas ao redor dele com algum isolante acústico. Entre no nosso grupo no FB https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  22. Mario Cesar Ventra Junior disse:

    Qual seria o tipo de manta como isolante acustico entreo forro de p v c e o telhado. No caso para colocar em cima do forro, a lã de vidro ajudaria a diminuir o som.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O forro de PVC não apresenta um desempenho satisfatório nem quanto à temperatura nem quanto à acústica. A manta de lã de vidro ajuda a absorver o ruído, as subcoberturas em alumínio são usadas para isolamento térmico. Criamos um grupo para perguntas e respostas entra lá:
      https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

      1. OI BOA TARDE
        PREÇISO DE UMAS DICAS A MINHA CASA E AO LADO DE UMA PADARIA A PAREDE DA PADARIA E QUE FAZ AS DIVISOES COM A MINHA CASA JA ESTOU DESESPERADA O BARULLO QUE VEM DE LA PASSA PELAS MINHAS PAREDES E PELO TELLADO E PASSA TAMBEM PELO ASSOALLO
        A MINHA CASA E DE LAGE MAS MESMO ASSIM OS RUIDOS SAO TERRIVEIS O ECO E UM TRANTORNO E A MINHA CASA FICA SOANDO COM TANTO BARUULO
        JA DENUNÇIEI AO MEIO ABIENTE E NADA FOI FEITO O QUE FAZER? QUAIS OS TIPOS DE ACUSTICA QUE IRAO ME AJUDAR A RESOLVER ESTES TRANTORNOS ?
        QUERO PAZ
        POR FAVOR ME RESPONDAO OBRIGADA MARLI

  23. moro em uma casa onde o muro faz divisao com o lote do lado, tambem tem uma casa la, ambos temos uma area construida nesse muro, onde as vigotas sao fixadas no muro sustentando os telhadados das areas, o problema e que meu vizinho tem um alarme residencial muito alto, e ja disse que nao tem como diminuir o volume, ja conversei com ele duas vezes mas nao resolveu, o muro deve ter uns 2,70m , gostaria de sabe se eu subir esse muro para uns 5 a 6 metros , desmanchar minha area, e fazer uma nova parede da mesma altura dessa parede que irei aumentar , o niver de barulho ira diminuir consideravelmente , qual melhor tijolo posso usar para esse parede nova ?

  24. Onde resido, é uma rua com fluxo de automóveis muito intenso e principalmente de várias linhas de ônibus a noite, estendendo o barulho pela madrugada.
    Existe como isolar o barulho intenso dos veículos, ônibus, como freadas bruscas, acelerações e buzinas, o que me impossibilita dormir.
    Obrigado.

  25. Junior disse:

    Duas paredes em alvenaria de tijolo cerâmico com um espaçamento de 10cm entre elas isola o som?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Júnior! Vai ter um isolamento maior do que a parede simples, mas precisa saber quanto precisa de isolamento pra tomar uma decisão.

  26. LUZI DE SOUZA disse:

    TENHO UM VIZINHO DO LADO QUE FEZ UM PUXADINHO EM SUA LAJE E TOCA SOM A NOITE TODA, MEU MURO E ALTO MAS NÃO CHEGA ISOLAR TOTALMENTE, SE EU SUBIR MAIS O MURO DA ALTURA DO PUXADINHO DELE RESOLVE O BARULHO

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se subir o muro deve bloquear um pouco o som, mas não dá para afirmar que vai barrar tudo.

  27. caixa de ovos e bom pra abafa o son de uma buat

  28. Rafaela Rey disse:

    Oi. Boa noite! Preciso muito de ajuda e estou extremamente frustrada 🙁
    Me mudei hoje para um apartamento na beira da BR-101… sim! Loucura eu sei, porém ainda moro com os meus pais e então fui obrigada a vir junto. Morávamos no meio do mato, no morro, só barulho de pássaros, galo e etc.
    Estou realmente muito triste com esse barulho, já até chorei.
    Todos nós queremos MUITO encontrar um jeito de acabar com esse barulho CONSTANTE de carros, motos e buzinas. Não para nunca :'(
    Precisamos de ajuda!!!!

  29. Bom dia, deixei uma pergunta no site,mas ate agora não vi a minha resposta,

  30. estou precisando muito desta resposta.

  31. julio cesar moreira rosa disse:

    Boa tarde, moro em uma casa geminada, aonde o meu vizinho, abriu um bar, o som é muito alto, eu já procurei as autoridades, mas ninguém resolve o problema, tenho uma filha de 2 anos, o que devo fazer?

  32. Olá. Moro num ap com dois cães, tenho inibidor de latidos na porta para os latidos não ecoarem no bloco. Gostaria de saber o que posso fazer para não ouvirem mais os latidos deles de forma alguma? Eles ficam na sala, nos quartos não propaga o som no bloco mas não posso deixá-los presos no quarto o dia todo.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login