Guias anti-pepinos

 
caixa de gordura e caixa de inspeção


Qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção?

As caixas de gordura e de inspeção são componentes do sistema de esgoto de uma casa. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser lançado no sistema da rua, administrado pela concessionária de água e esgoto. Elas tem tampas que podem ser abertas para fazer limpeza e  desentupimento dos canos, sem ter que quebrar o piso pra alcançar a tubulação (o encanamento de esgoto fica embaixo do contrapiso; só alguns canos passam pelas paredes). Mas elas tem funções diferentes:

  • o esgoto da cozinha é ligado à caixa de gordura
  • o esgoto dos banheiros e da lavanderia é ligado à caixa de inspeção

Veja as diferenças entre elas:

Caixa de Gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças.  É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando  esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.

Como funciona? Na caixa há um pouco de água, que serve como  uma espécie de “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo  tubo, cai na água que já está lá dentro  e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.

Como limpar a caixa de gordura? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses, retirando a crosta de gordura e descartando no lixo orgânico. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Há empresas especializadas que fazem esse serviço. E também é possível fazer a limpeza despejando na caixa um produto que contém bactérias que se alimentam da gordura.Há casos em que elas não são suficientes, sendo necessário  à limpeza manual que você pode fazer , basta abrir a caixa e retirar os dejetos.

Caixa de Inspeção

A caixa de Inspeção também  é um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública. É a partir dela que se faz qualquer manutenção da rede.  

Como funciona? Como estão instaladas a no máximo 25m uma da outra ao abrir a tampa você tem acesso a trechos da tubulação e pode desobstruir ou fazer manutenção dos trechos.

Como limpar a caixa de inspeção? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses. A limpeza é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar. Há empresas especializadas que fazem esse serviço.

O produto

Em geral, são feitas em obra  (moldadas em alvenaria), ou compradas prontas em concreto pré-moldado ou plástico e acopladas ao sistema de esgoto. Muito cuidado ao fazer a caixa no local: a estrutura é bem simples, mas os blocos precisam estar bem assentados e o revestimento interno sem trincas ou fissuras.

Estes guias podem ser úteis para você

81 Comentários em “Qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção?”

  1. Francisco Narto Pereira disse:

    As informações contidas no texto acima, foi muito bom para mim, pois aprendi um pouco mais e agregou valor profissional à mim.

    1. Katia disse:

      Oi Francisco,
      Ficamos felizes que o conteúdo seja útil 🙂

  2. Eder Varela disse:

    Posso utilizar a caixa de inspeção para evitar a passagem mau cheiro? O que devo fazer neste caso?

    1. Katia disse:

      Olá Eder,

      Não sei se entendi bem, mas a caixa de Inspeção é um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.

      Para não ter mau cheiro no banheiro o que se usa é anel de vedação, ralo sifonado e tubo de ventilação. Veja nossa dica em: http://100pepinos.com.br/cheiro-de-esgoto/

      abs

  3. Renzo disse:

    seria muito útil se colocasse fotos , tipo uma residencia com 01 banheiro e uma cozinha e uma área de lavanderia , para que as pessoa pudessem entender melhor , ficaria bem mais pratico . espero que minha opinião seja aproveitada .

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Renzo,
      Obrigada pelo comentário. Vamos buscar mais imagens e se quiser nos enviar algumas fique a vontade! Abs

  4. A parte da Caixa de Gordura eu entendi bem, no entanto, sobre a Caixa de Inspeção acho que faltaram muitas informações. Não consegui entender direito pra que ela serve e principalmente como funciona. Nela os dejetos também devem ser acumulados como na caixa de gordura? Ou passam para a rede pública servindo apenas para a inspeção?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Nilson, a caixa de inspeção não retém os dejetos, eles passam por ela e vão para a rede pública. Ela serve para manutenção e pra não ter que quebrar todo o piso caso haja alguma obstrução na tubulação. Ela permite a inspeção,a limpeza ,a desobstrução ou na fase de construção do sistema a mudança de declividade, de diâmetro ou de direção da tubulação. Abs

  5. Carlos disse:

    Se eu tiver uma instalação com caixa de gordura e quiser reverter esse cômodo para um banheiro, posso aproveitar a instalação da caixa de gordura como caixa de inspeção??

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O melhor é instalar uma caixa de inspeção.

  6. Francisco Javier Ferrés disse:

    Olá equipe 100 pepinos !
    Obrigado ! Caixa de Gordura: Vcs comentam que há produtos que contém bactérias que “comem” a gordura. Qual seria??? já decidi que vou fazer um biodigestor para o esgoto do vaso sanitário, mas não achei nada para as gorduras da pia de cozinha. Se puder ajudar !

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Francisco, também são produtos biodigestores de gorduras. Como por exemplo o Enzilimp.

  7. Estarei errando muito se conduzir a saída de água da máquina de lavar roupas através da caixa de gordura ????

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Aroldo, você só precisa ligar o esgoto da cozinha a caixa de gordura.

  8. Rod Silva disse:

    Olá! Gostei muito da explicação. Mas tenho uma dúvida: posso transformar um local com uma pia de cozinha e caixa de gordura em lavabo com um vaso sanitário? Ou seja, posso lançar o esgoto do vaso onde era uma caixa de gordura? é só adaptar uma caixa de inspeção ou posso usar a caixa de gordura mesmo?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O ideal é colocar uma caixa de inspeção.

    2. Elisabeth Barbosa Higino disse:

      Posso liga os cano de gordura que sai da pia direto no cano do vaso que vai para fossa.

      1. Equipe 100pepinos disse:

        Não, a pia deve ser ligada na caixa de gordura.

  9. A manutenção realizada a cada 6 meses é para prevenir o entupimento do esgoto?

    Vou alugar um apartamento onde há uma área que contém a caixa de gordura e um bueiro de esgoto do prédio. Esse bueiro é a caixa de inspeção? Estou receoso de ocorrer alagamento no meu apartamento e gostaria de saber se há uma manutenção preventiva que reduza ou elimine as chances de entupimento.

    Grato

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Thiago, a manutenção é preventiva. Pela descrição não conseguimos saber se o bueiro é a caixa de inspeção. Mas, você pode fazer a limpeza das caixas antes de mudar para reduzir as chances de transbordamento. Abs

  10. Welber Walter Dos Santos disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se podemos ligar um tanque e uma máquina de lavar roupa direto na caixa de gordura .

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Welber a caixa de gordura é ligada a pia da cozinha não há necessidade de ligar o tanque e máquina de lavar roupa.

  11. Rosangela alves disse:

    onde trabalho não tem como abrir a unica janela que é basculante pois vem um cheiro horrivel de esgoto,seria da caixa de inspenção do prédio ? se sim ,como faço para arrumar o problema ?socorro é urgente

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Rosângela, melhor chamar um técnico para avaliar no local. Não conseguimos avaliar só com a informação que passou, não dá pra saber nem se a caixa de inspeção fica bem do lado da janela… os motivos podem ser variados. Esperamos que encontre a causa e resolva.

  12. Gustavo disse:

    Bom dia!
    Eu tenho um problema.
    O encanamento que sai da cozinha tem uma caixa de gordura, PORÉM, esse encanamento desemboca na caixa de inspeção do banheiro (feita em alvenaria), e em seguida vai para a caixa de esgoto da rua.
    Minha dúvida é: posso mantê-la assim, ou terei que fazer encanamentos separados (um para cozinha, outro para banheiro)?
    Obrigado.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Gustavo, não há problema se a caixa de gordura está ligada a cozinha retém a gordura e pode ser ligada a inspeção para ir para rede de esgoto. O que não pode é ligar a caixa de gordura ou inspeção na rede de água de chuva.

  13. Prezado, estou querendo construir uma fossa séptica. Serão três tubulações de esgoto.
    1. A tubulação dos vasos sanitários que passarão por uma caixa de inspeção e em seguida irá para a fossa séptica.
    2. A tubulação da cozinha que passará pela caixa de gordura e será despejada em um filtro com brita como vi em um manual.
    3. A tubulação da água do chuveiro e pias do banheiro. Minha dúvida é em qual caixa ligar essa tubulação e onde despejar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Roberto, o esgoto do chuveiro e banheiro vai para caixa de inspeção.

  14. Marilsa disse:

    Boa noite,

    Moro em um prédio de 12 andares e o meu é no 9º andar, faço questão de guardar todo óleo usado em geral em uma garrafa e entrego para reciclado, gostaria de saber porque meu ralo da pia entope em menos de seis meses, as gorduras despejadas dos andares acima do meu, passa pelo meu ralo também? Colocar produto como soda cáustica com água quente não enstraga o cano? Qual produto que posso usar e aonde eu acho?
    Aguardo a resposta e antecipo meus agradecimentos.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Marilsa, A caixa de gordura fica onde foi previsto em projeto. Pode ser uma para cada apartamento ou uma coletiva no térreo. Se aí for a coletiva os outros apartamentos podem entupir o seu, principalmente se ficarem jogando óleo no esgoto. O ideal é o prédio fazer a limpeza periódica da caixa de gordura. Não recomendamos usar água quente ou soda cáustica isso diluí a gordura, que vai escapar junto com a água e endurecer mais adiante continuando a entupir o cano. Ou ainda pode corroer os canos. Veja como limpar.

  15. sera que posso colocar na caixa de passagem uma valvula de retençao

  16. adinaldo disse:

    Você falou “Não há problema se a caixa de gordura está ligada a cozinha retém a gordura e pode ser ligada a inspeção para ir para rede de esgoto. O que não pode é ligar a caixa de gordura ou inspeção na rede de água de chuva”. Que são os prováveis problemas de usar a tubulação da calha na caixa de gordura?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Adinaldo.Veja nossa dica sobre a diferença entre encanamento de esgoto e água de chuva http://100pepinos.com.br/encanamento-de-esgoto/

  17. Rodrigo disse:

    Posso realizar a ligação da saída da caixa de gordura na tubulação do esgoto? Além disso, posso ligar a rede coletor a de água pluvial na tubulação do esgoto? Ou seja. Fazer uma ligação única que será ligada na rede coletor a do esgoto da rua?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      A saída da caixa de gordura pode ser ligada ao esgoto. A água pluvial deve ser uma rede diferente da rede de esgoto. Leia essa dica

  18. Nadyelly disse:

    Ola…
    preciso realmente colocar caixa de gordura?
    mesmo quando utilizo um cano de 100 e uma redução de 100 para 50 so para receber a água da pia.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sim, sem a caixa você está despejando toda a sua gordura direto na rede pública de esgoto e também deixando que ela grude nas paredes do seu cano que vai estrangulando a passagem de água.

  19. Adriano Pupy disse:

    Parabens pelas explicações . Que Cristo te proteja e continue te ajudando á ajudar outras pessoas .

  20. Camila disse:

    Olá. Por uma questão de espaço, quero colocar minha máquina de lavar na cozinha, entretanto a única saída de água é a da pia. Posso aproveitá-la para a saída de água da máquina de lavar roupas?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Camila você pode fazer uma derivação e aproveitar a água para ambas. Mas, tem que ter também uma saída para esgoto. Pense direitinho nisso.

  21. David disse:

    a água da pia do banheiro, do chuveiro e da caixa de gordura (que vem da pia da cozinha, todos no final pode sr ligado no esgoto ou ha outra forma.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Todas devem ser ligadas a rede de esgoto. O chuveiro e a pia costumam ser ligados ao ralo sifonado e depois a caixa de inspeção de onde se ligam ao esgoto.

  22. antonio disse:

    posso ligar a saida da caixa de gordura mais um filtro
    na rede fluvial

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não a caixa de gordura deve ser ligada ao esgoto.

  23. Rose Duarte disse:

    Boa noite,
    Gostaria de uma informação. De frente para a janela da cozinha existe uma caixa que suponho que seja a de gordura, mas que não foi aberta desde que moro aqui(+/- 2 anos) e já faz uns dois ou até três meses que sentimos um cheiro muito ruim próximo dela. Será que deve ser aberta mesmo não estando nada entupido?
    Agradeço pela informação
    Rose

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Rose, sim a caixa deve ser aberta para a limpeza preventiva. Veja aqui:

  24. clelia disse:

    gente quero fazer me esgoto, quem eu ligo primeiro do cano que sai do banheiro a fossa ou a caixa de passagem, e a caixa de gordura onde coloco??

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Da cozinha para a caixa de gordura e do banheiro para a caixa de inspeção. Depois para a fossa séptica que não deve ficar muito perto da casa para evitar mau cheiro, recomenda-se até 4m.

  25. tião disse:

    É lógico que tdo mundo sabe que caixa de gordura deve ser ligado a pia cozinha, não precisa você repetir isso duzentas vezes.. Mas o que o povo esta perguntando é se existem riscos de fazer uma ligação improvisada da lavanderia a essa caixa também, tendo em vista que a lavanda sempre é próxima a cozinha.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Tião, que bom que você sabe, mas infelizmente nem todos sabem disso!Como você sabe a caixa de gordura é para separar óleos e gorduras dos demais dejetos, só se deve ligar a lavanderia a caixa se você tem por hábito lavar panelas no tanque (for depositar gordura), se não for isso você está misturando esgoto comum com gordura e terá que fazer limpezas periódicas para não obstruir a caixa e evitar o retorno de mau cheiro ou escoamento lento de água na pia.Esperamos ter ajudado.

  26. Juliana disse:

    Boa Tarde, por favor me tire uma duvida!
    A caixa de gordura e inspeção em minha casa fica em um corredor externo, quero aumentar minha sala e com a reforma esse corredor vai ficar dentro de casa, tenho como colocar a caixa de inspeção e gordura em outro lugar? Tem que ficar perto da cozinha e banheiro?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Elas ficam próximas ao banheiro e cozinha para facilitar a ligação com os mesmos. Podem ser colocadas em outro lugar que permita a manutenção e a ligação com a rede coletora de esgoto. Consulte um engenheiro hidráulico para uma orientação precisa.

  27. Diego disse:

    Olá,

    Devido ao pouco espaço que tenho, a máquina de lavar louças precisará ficar na área de serviço. Tem problema em depositar o esgoto da máquina de lavar louça na saída do tanque ou da máquina de lavar roupas?

    Muito obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O correto é que o esgoto da máquina de lavar louça seja despejado em local ligado a caixa de gordura.

  28. Cristina Pereira disse:

    A pia da cozinha entupiu e descobri que não tenho caixa de gordura , acho agua da pia da cozinha está ligada no encanamento do tanque que fica enfrente a cozinha . Tenho caixa de inspeção. Tenho que necessariamente ter esta caixa gordura. Caso positivo a obra será complicada.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sim, precisa para filtrar a gordura da pia. Precisa quebrar o piso do local que vai colocar a caixa até o esgoto da pia e até ligar com a caixa de inspeção.Daí é instalar a caixa e recompor o piso. A complicação da obra depende dessas distâncias e se você tem piso pra recomposição disponível.

  29. Lais disse:

    a caixa de gordura pode ser instalada dentro de casa?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O recomendado é fora, quando fica dentro, da cozinha por exemplo, se há algum entupimento ou vazamento causa transtorno.

  30. julio disse:

    Olá, entendi os funcionamentos, mas sobre a instalação: é normal colocar piso por cima das caixas de gordura e inspeção? em caso de manutenção devemos apenas quebrar e refazer?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não é normal. Tem que deixar aparente a tampa para a inspeção, você precisará fazer limpeza e manutenção periódica.

  31. Rosane feliciano disse:

    Boa noite ,,Tenho um apartamento da coab gostaria de mudar minha pia da cozinha no lugar do tanque por motivo de espaço gostaria de saber se posso

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Rosane, precisa verificar o que é permitido no condomínio, geralmente precisa de um profissional para orientar. Se for possível não esqueça de ligar a nova pia a caixa de gordura.

  32. David disse:

    Boa Tarde,

    Atualmente estou construindo minha casa em cima da casa dos meus pais, hoje já existe a caixa de gordura dele que vai para o esgoto. Gostaria de saber se posso fazer minha rede hidráulica despejando os dejetos da cozinha, pia do banheiro, chuveiro, e lavanderia na mesma caixa de gordura que já existe e em seguida vai para o esgoto. Ou preciso colocar uma caixa de inspeção? um caixa sifonada antes da caixa de gordura? ou outro tipo de mecanismo até mesmo para não voltar mau cheiro.
    Obrigado!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se você despejar tudo na caixa de gordura dá problema, pode voltar o esgoto. Ela é só para as pias de cozinha. Ligue o esgoto do banheiro ao ralo sifonado e depois a caixa de inspeção.

  33. Douglas da Silva Souza disse:

    Boa tarde, está vazando água fedida da caixa de inspeção da minha casa, o que será que pode ser ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode estar entupido e ao invés de ir para o esgoto da rua enche a caixa e vaza. Tem que abrir pra ver e fazer limpeza.

  34. Bruno Ernandi disse:

    Olá pessoal. Tenho um apartamento e estou colocando uma pia de cozinha no terraço. Estou puxando o ponto de água e esgoto da pia do banheiro, colocando um T na conexão. Esse é o ponto mais próximo do local. Gostaria de saber se colocar uma caixa de gordura pequena embaixo da pia pode resolver meu problema. Se sim, caso conheçam, gostaria de alguma indicação.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Bruno.

  35. Hildete T. Pimentel disse:

    Posso ligar a saída da água da máquina de lavar roupa na caixa de gordura? Um pedreiro bastante experiente que, segundo ele, faz isto há muitos anos, ficou brabo comigo porque eu disse que isto não deve ser correto.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não é mesmo correto, liga-se a caixa de gordura a saída da pia …ela é retentora de gordura e na água de lavar roupa não tem gordura.

  36. Deyvison disse:

    Boa Tarde, Fiz recentemente o esgoto de minha residência.
    Lado 1 – De um lado da casa coloquei os dejetos dos banheiros, ligando a caixa de inspeção e posterior fossa e filtro.

    Lado 2 – Do outro lado liguei os dejetos da cozinha na caixa de gordura, logo após a caixa de gordura coloquei um Y que capta a água da lavanderia, seguindo em direção a fossa e filtro.

    Um amigo me informou que a ligação do lado 2, não estar totalmente correta, porque existem bactérias da cozinha que não podem ter contato com a fossa. Deveria jogar diretamente no filtro.

    Gostaria de ouvir a opinião da equipe 100 pepinos da ligação do lado 2?

    No aguardo de um posicionamento.
    Deyvison

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá,
      Pode ligar a caixa de gordura a fossa. A função da caixa é retenção da gordura e o restante tem que seguir para tratamento.

  37. rogerio disse:

    caixa de gordura tem que limpar a cada 3 meses fica enchendo e vazando água para fora, faz dois anos que faço a limpeza afff
    to pensando em tirar e jogar direto

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Tem algo estranho, verifique se somente o esgoto da pia está ligado nela ou se tem outras coisas que fazem vazar a água. E também, pode ter alguma obstrução na tubulação.

  38. Boa tarde.
    Acabei de mudar para um apartamento e estou tendo problemas com alagamento da minha cozinha: tanto a água da louça quanto a água da máquina lavar e do tanque vão para a mesma caixa de gordura (daquelas pequenas), o que faz com que ela transborde quando lavo roupas. Como posso resolver esse problema?

  39. carlos disse:

    Onde devo jogar a água da caixa de gordura

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Tem que ligar na caixa de inspeção

  40. michelle disse:

    Moro num prédio com 6 moradores e a água da maquina e do tanque vai para a caixa de gordura e a água esta voltando para minha cozunha . Isto esta correto ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Michelle, está errado. Só se liga a pia da cozinha a caixa de gordura.

  41. Gabriel Belli disse:

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo trabalho e gostaria de antecipar os meus agradecimentos, trago algumas dúvidas

    1- Posso fazer curva de 45° antes da caixa de inspeção?
    2- É regra chegar na caixa de inspeção com um angulo perpendicular?
    3- No caso de um condomínio, pode ser feito um sistema de águas pluviais compartilhado? Ou cada casa deve ter o seu?
    4- Existe algum material informativo com essas regras disponível?

  42. Claudia Dutra disse:

    Moro num prédio antigo e a caixa de inspeção fica dentro do meu imóvel, posso mudar ela para fora?

  43. luiz carvalho disse:

    posso colocar um Tê em vez de caixa de inspeção na rede coletora de esgoto

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login