Guias anti-pepinos

 
beiral e platibanda


O que são beiral e platibanda?

Beiral e platibanda são dois recursos para melhorar a qualidade da sua construção, que são executados na obra de telhado. Entenda o que eles são para decidir se prefere usá-los ou não:

Beiral

beiralBeiral é a parte do telhado que ultrapassa a linha parede e evita que a água de chuva caia direto na parede, janela e portas de sua casa. Sem beiral a pintura estraga rápido e a parede pode ficar comprometida por infiltração.

 Platibanda

platibandaA platibanda é um tipo de mureta que fica no alto da casa e serve para esconder o telhado. Normalmente as pessoas usam para esconder o telhado de fibrocimento, aquele tipo de telha cinza e ondulada, que é mais barato que o de cerâmica. Quando usar a platibanda, é necessário usar também calhas e canos pra descida de água. A platibanda também pode ser usada como um recurso estético, para deixar a casa mais geométrica.

Estes guias podem ser úteis para você

26 Comentários em “O que são beiral e platibanda?”

  1. DEISE SILVANA DA SILVA disse:

    preciso de planilha de preços mão de obra metros quadrados beiral,paredes e calçadas

    1. Katia disse:

      Olá Deise,
      Os preços de mão de obra variam dependendo da localidade. Fazer calçada com 5 a 6 cm de espessura, para passagem de pedestre pode variar de R$18 a R$50 reais dependendo do profissional e da região. O ideal é pedir orçamentos de profissionais próximos a sua casa.

  2. Priscila Pazinato disse:

    Olá!
    Adorei a matéria de vocês e tenho algumas dúvidas. Estou terminando uma casa onde a pessoa que iniciou a obra optou por colocar telhas de concreto (brasilit) e deixou a caída do telhado apenas para lateral esquerda e deixando beiral. Agora vamos iniciar as calhas porém queria escondê-las para deixar mais bonito o que posso fazer nesse caso? Outra coisa é que na fachada não foi deixado beiral, somente a platibanda mas que não protege a fachada e estou com medo de surgir infiltrações tem alguma coisa que podemos fazer nesse caso? Não foi feito laje, somente forro de gesso, vocês acham importante colocar uma manta para impermeabilizar o telhado?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Priscila, geralmente coloca-se esse tipo de telhas sobre lajes. O risco de infiltração direto no forro é grande!Sobre as calhas e beiral,dá pra reformar a lateral e colocar platibanda, mas cuidado com o apoio já que não tem laje. Para não infiltrar no encontro da telha com a platibanda na fachada usa-se uma peça metálica de arremate chamada rufo. Abs

  3. Carol disse:

    Olá!

    Observei que normalmente é colocado a laje e por cima a telha de fibrocimento presa na platibanda!

    Minha casa não terá laje no segundo andar, mas apenas o telhado de fibrocimento, pois a estrutura não suportaria mais uma laje.
    Posso colocar mesmo assim essa platibanda para esconder a telha?

  4. Carol disse:

    .. rs continuando a pergunta anterior:

    Se não for indicado essa platibanda, já que não terá laje, ou por haver riscos de infiltraçãonesse caso…tem alguma sujestão para esconder essa telha e ficar um acabamento legal mesmo assim?

  5. Carol disse:

    A platibanda pode substituir e servir de beiral?

  6. Carol disse:

    … na verdade, como a cobertura da minha casa será de telha de fibrocimento no Segundo andar (e vamos esconder ela embutindo na parede por dentro) estou quebrando a cabeça para saber como faço um beiral bonito, seguro, que proteja a parede de infiltração e dê sombra a janela

  7. Carol disse:

    … pensei em fazer a Platibanda, mas minha preocupação é a base dela que é beem pra fora da parede (já que normalmente é feita com a própria laje)…

    Depois, pensei em fazer um beiral de ‘Escadinha de Tijolos’ , com 3 tijolos deitados em formato de escadinha em cima do próprio muro.

    Seráá que dá certo?? pelo amor de Deus, alguém já inventou alguma solução bonita, segura e adequada pra quem só pode fazer cobertura de telha de Fibrocimento?!

    Me ajuda, por favor!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Carol,
      A laje é o que segura a platibanda de alvenaria. O que pode ser feito no seu caso é um fechamento leve para esconder o telhado. É tipo essas estruturas que você vê em lojas, os materiais podem ser: Drywall verde (pra chuva), placa cimenticia, estrutura em metalon (barras metálicas) revestidas de lona ou placas. Mas, precisa de um profissional para avaliar como será feita a fixação e o escoamento de água da chuva, pra que não tenha problemas. Abs

  8. Carol disse:

    Olá!

    Acredita que seja melhor então deixar toda a telha amostra, e procurar uma dessas opções para escondê-la posteriormente, ao invés de embuti-la por trás das paredes como pensamos em fazer?

    Ps. Acredita que se embutirmos a telha na parede, pode ocorrer infiltração a longo prazo?

    Obg pela ajuda!

    Abs

    Carol

  9. lucas disse:

    Gostaria de saber se depois da obra pronta e sem beiral algum, e possível a construção de um beiral platibanda?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É possível, mas é preciso avaliar no local se a estrutura existente aguenta a mureta ou se é preciso fazer alguma estrutura auxiliar de apoio.

  10. Rossana disse:

    Eu queria saber qual a medida certa pra fazer uma platibanda encima de un sobrado q ele sirva só pra tampar a calha e o modelo do teto ficasse visível … telha de ceramica

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Rossana, não existe medida certa, depende do tamanho da calha, do telhado, do visual que se quer. O ideal é um profissional fazer o projeto pra vc.

  11. Muito boas suas informações sobre beiral e platibanda.

    Agora podemos dizer que sabemos do que se tratam esses dois termos, muitos interessantes, da construção.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      🙂

  12. Liliane disse:

    Estou em dúvida se faço com telhado a mostra(telha de barro), ou se faço com platibanda, pois me parecece que a platibanda pode ter infiltração. E caso eu opte por platibanda, só posso fazer se for usar laje(acho muito caro fazer laje)? Obs. A região onde pretendo construir é muito quente.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, geralmente a platibanda é feita sobre a laje que precisa ser impermeabilizada e ter um bom sistema de calhas para evitar infiltração. As telhas de barro com beiral jogam a água direto pra fora, pode dar vazamento nas frestas das telhas quando quebradas ou mal encaixadas. Abs

  13. tania disse:

    adorei a matéria, se não fosse vocês jamais saberia minha casa tinha era platibanda. Então minha dúvida é que: A platibanda pode ser feita em parede comum, tipo sem ser casa que não é para laje, ou necessariamente esse tipo somente é feito em sustentação para para casa de laje?
    A minha casa tem, só que minha casa não é de laje, e sim de telha, então há possibilidade desta conter colunas??

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É possível. A sua deve ser continuação da parede e deve ter vigas e pilares para sustentação.

  14. Valéria disse:

    Pode fazer paltibanda em uma casa sem laje?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sem laje para apoiar a platibanda você fará uma extensão da altura da parede para esconder o telhado. Atenção com a estrutura (viga) pra parede ficar firme.

  15. Leonardo Gomes disse:

    Bom dia! Eu gostaria de saber como eu faço com a caixa d’água, pois a minha casa está quase pronta para a laje. Depois que a laje for concluída eu preparo a platibanda. A minha dúvida é essa aonde eu coloco a caixa d’agua?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Em um ponto alto acima da laje. Lembre-se também antes de concluir a laje de deixar os furos para a passagem de tubulação.

  16. Bom dia estou com uma dúvida acabei a minha casa e ficou o beiral para dois lado da casa 1 com 45 cm e outro com 50 cm fora da viga e fora da parede ou seja só passou os trilhos da laje posso fazer uma platibanda nas respectivas beira e como devo fazer? Obrigado

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login