Guias anti-pepinos

 

Arquiteto é caro? O que ele faz?

Contratar arquiteto pode caber em vários bolsos e ajuda a valorizar o imóvel Assistimos a vários programas de TV em…

visualizações

Contratar arquiteto pode caber em vários bolsos e ajuda a valorizar o imóvel

Assistimos a vários programas de TV em que o arquiteto como mágica transforma casas ou ambientes detonados em lugares agradáveis e funcionais, bem ao gosto e de acordo com as necessidades dos moradores que agora já sorriem felizes!contratar_arquitetoJá no dia a dia é comum a gente escutar  que não deu pra contratar um arquiteto, que é muito caro, que é um luxo desnecessário ou que eles deixam a obra inviável com ideias impossíveis de serem realizadas!

Mas, ao contrário do que se ouve, o arquiteto tem o conhecimento para elaborar projetos e otimizar os espaços atendendo as necessidades dos moradores e para  indicar os materiais e acabamentos mais adequados. Além disso, uma casa bem concebida fará você poupar dinheiro por ser energeticamente mais eficiente (melhor iluminação e ventilação) e ter um custo menor de construção e manutenção. Ou seja, quanto mais cedo você contratar um arquiteto, melhor será o resultado final!

Então, vamos entender um pouco melhor quais são as suas atribuições e pesquisar bastante para encontrar o profissional que consegue te ajudar a ter uma casa do jeito que você sonha!

O que faz o arquiteto?

Eles ajudam a fazer escolhas apresentando soluções que se adequem a sua necessidade e a seu bolso. Possuem conhecimento e habilitações técnicas para fazer projetos de arquitetura, paisagismo, urbanismo, interiores e restauro. Os empreiteiros, mestres de obras e pedreiros não projetam! Eles constroem supervisionados por arquitetos ou  engenheiros.

Então, a pergunta é o que você precisa que ele faça? Projeto de Arquitetura ou Interiores? Estudo de Viabilidade? Acompanhamento de Obra? Especificação e auxilio na escolha de materiais? São várias demandas e você precisa saber o que pedir.

O Arquiteto é caro?

Não existe um valor único. No entanto, os Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas e associações de arquitetos tem tabelas para consulta  com cálculos de honorários mínimos que variam em cada região do Brasil e de acordo com os serviços prestados. Vale entrar em contato com o profissional e perguntar sobre os preços.Mas, uma dica importante é não comparar os serviços de diferentes profissionais só pelo preço. Nem sempre o mais barato é o mais indicado e completo.Veja quais serviços  estão  incluídos no pacote de entrega! Uma reforma pode ter um projeto super detalhado (perspectivas 3D, projetos de execução, projeto legal, visitas de acompanhamento, orçamentos) tudo pra você entender bem o que será feito e reproduzir certinho a proposta e outra só as plantas, que na verdade nem deveriam ser consideradas projeto!

As  formas de honorários de serviços mais comuns são: por metro quadrado de obra, porcentagem de obra, hora técnica ou preço global fechado. O preço varia também dependendo da experiência, nicho de atuação e renome do arquiteto.

Caro ou barato depende do referencial. Você tem ideia de quanto custa construir uma casa?

Uma casa tem vários gastos distribuídos ao longo das fases da obra. Eles incluem: material, mão-de-obra, serviços, equipamentos e transportes. Nem sempre a gente lembra, mas inclua nos custos de serviços projeto de arquitetura, estrutura, fundações e instalações.

De acordo com alguns institutos de classe e referências de mercado, o valor dos projetos está entre  5% a 12% do valor da obra. É um custo muito baixo para um ganho de segurança, queda de desperdício (gera economia), otimização de tempo (planejar é sempre melhor!). E os arquitetos podem estruturar o processo de projeto e construção por etapas de acordo com a sua disponibilidade de recursos financeiros.

Além disso, a intervenção profissional em geral, aumenta o valor do imóvel depois de pronto e as aprovações legais (que precisarão ser feitas) facilitam as transações de compra/venda, financiamentos.

O orçamento pode ser curto, mas contratar um técnico é uma maneira inteligente de ser eficiente na sua obra. Especialmente se a obra que você pretende executar pode colocar sua vida ou a estrutura da construção em risco, chame um arquiteto ou um engenheiro. Caso contrário, você pode ter mais dor de cabeça do que economia.

Como escolher ?

Assim como em qualquer profissão há bons e maus profissionais. Lembra das dicas para contratar pedreiro? A gente precisa se acostumar a pesquisar e  exigir qualidade nos serviços.  Vale seguir indicação de amigos, pesquisar em sites e revistas especializadas e conversar com o profissional (olhe seu portfólio, sua lista de clientes e referências). Elabore uma lista de possíveis candidatos e reúna-se com eles para escolher consciente!

É importante ainda avaliar a formação, o treinamento, a experiência e se ele está cadastrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). É bom saber qual a disponibilidade do profissional para o projeto. Verificar se ele é autônomo ou pessoa jurídica,  se vai te fornecer nota ou recibo e se fará um contrato.

Já nos perguntaram se a nossa ideia no 100pepinos era substituir a orientação técnica do arquiteto ou do engenheiro. Claro que não! Queremos que as pessoas conheçam um pouco mais para serem consumidores de obra que tomam decisões acertadas e se cercam de bons profissionais para evitar pepinos!

Como se desenvolve o serviço?

Você pode contratar apenas o projeto detalhado: plantas, cortes, fachadas e perspectivas, aprovação legal. E pode ter também: memorial descritivo, planilhas de custo, cronograma de obras, orçamento.

Ou pode contratar o acompanhamento de obra onde o profissional irá checar se o projeto está sendo executado corretamente. Já o gerenciamento ou administração da obra é a entrega da casa pronta! O arquiteto faz cotações de preços, compra materiais, contrata e gerencia a mão de obra.

Ah, minha reforma é simples quero só trocar o piso e pintar a parede. Alguns profissionais fazem consultoria, indo a loja com você e sugerindo opções e orientando para a obra.

Alternativas que cabem no bolso

Mesmo com toda essa informação você não consegue contratar um arquiteto? Nem sabe onde procurar um?

Para muitas pessoas contratar um profissional para reformar ou construir é algo muito difícil. Muitos não sabem nem onde encontrar este profissional ou não dispõem de recursos financeiros para esta contratação. Mais do que isso, muitas vezes tem-se a noção de que aumentar cômodos, construir uma casa ou fazer novas instalações é algo simples, que não envolve riscos.

Que tal procurar próximo a sua casa? Além de conhecer a região, estará próximo da obra. Outra  boa notícia é que existem projetos de popularização da arquitetura como o Vivenda em São Paulo e o Favelar no Rio de Janeiro.

E você sabia que algumas prefeituras tem assistência técnica gratuita, ou seja arquitetos contratados pelo município para atender a população? Em dezembro de 2008 foi promulgada a Lei nº11.888 de Assistência Técnica Gratuita, para a elaboração de projeto arquitetônico de habitação popular para atender famílias com renda de até três salários mínimos.

A lei é de âmbito federal, mas para ser aplicada tem que ser executada pelos governos estaduais e municipais, que realizarão os convênios e termos de parceria para viabilizar a prestação de serviços. Essa lei ainda ‘não pegou’, quer dizer, esse serviço não é tão disseminado como a dos advogados, por exemplo. O desafio maior é fazer que os governos implantem de fato os programas, além de fazer com e que moradores conheçam esse direito e que os profissionais da área a conheçam e se interessem por ela..

Quer saber mais sobre  planejamento de obra? Participe de nossas oficinas e Prepare-se para Obra

mais informações contato@100pepinos.com.br

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login