Guias anti-pepinos

 
  • foto de Expert

    foto de: Expert

#14

Meu aparelho de ar condicionado vive dando problema!

Pepinômetro: Moderado e Ocasional

Causa mais comum:

Instalação errada. Possivelmente o técnico ligou  direto em qualquer tomada da rede elétrica, sem ter um circuito específico pro aparelho (disjuntor e fiação só para ele). Além de colocar sua casa em risco, a ligação improvisada compromete a vida útil do aparelho.

Outras causas:

O erro também pode estar na voltagem. Aparelhos de ar condicionado do tipo split, em sua maioria precisam ser ligados em 220V. Se ligar em tomada 11oV comum, ele não funciona.

Como você poderia evitar:

Na hora de instalar o ar condicionado, o técnico deveria ter avaliado  a tensão da rede, a voltagem do equipamento e, se o aparelho fosse do tipo split, que tem duas partes (uma que fica do lado de fora da casa e que produz a refrigeração e outra que fica dentro da casa e lança o ar frio), deveria ter planejado bem onde ficaria cada uma delas. Por puxar muita energia, cada aparelho deve estar ligado a um único disjuntor, que serve para proteger os circuitos. E a amperagem do disjuntor deve ser definida de acordo com a potência do aparelho a ser  ligado. Veja com o fabricante ou na etiqueta do produto qual a amperagem recomendada. Em geral, ar condicionado só pode ser ligado em rede de 220V. Se o ar condicionado for do modelo split, ele deve ser instalado em redes bifásicas ou trifásicas, ou seja, só ligue em 220V. Apenas alguns modelos de ar condicionado (a maioria daqueles que ficam instalados na janela) podem ser instalados em 110V.

Estes guias podem ser úteis para você

Comentários sobre: 1

  1. luiz fernando disse:

    tenho um ar de 18.000btus da midea porem ele desarma o disjuntor sempre que o compressor vai funcionar porem ja fiz todos os testes possiveis e nao achei nada de errado e continua desarmando
    o que pode ser ?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login