Guias anti-pepinos

 
alvenaria estrutural


O que é alvenaria estrutural?

Alvenaria estrutural é um sistema em que as paredes são feitas por blocos de concreto que, além de vedar a casa, formam a estrutura da construção e suportam a carga do peso das próprias paredes, da laje, da cobertura e da ocupação (pessoas, móveis, objetos da casa).

Alvenaria estrutural tem sido a escolha de muitas construtoras

Hoje em dia a alvenaria estrutural tem sido muito usada porque torna a obra mais rápida e mais barata. Muitos condomínios de sobrados, prédios e conjuntos comerciais tem usado esse sistema. Mas é preciso prestar muita atenção: como a parede é a estrutura, ela não pode ser quebrada. Tudo pode cair!

Então, nem pense em sair derrubando paredes. O seu apartamento pode ter sido construído assim. Se quiser, mesmo, derrubar alguma parede, peça a avaliação de um engenheiro.

 

Estes guias podem ser úteis para você

34 Comentários em “O que é alvenaria estrutural?”

  1. Roberto disse:

    Bom dia!
    Estou com um problema em meu apartamento de bloco estrutural. Contratei um pedreiro para trocar o revestimento das paredes da cozinha, contudo, ao iniciar a reforma o pedreiro começou a retirar a massa que estava na parede até aparecer o bloco. O problema é que, ao retirar a massa começou a abrir buracos em alguns blocos. Eu quero saber se esses buracos comprometem a estrutura? O que fazer agora? Posso tampar esses buracos com massa?

    Obs: Moro no ultimo piso (4º andar) e os buracos começaram a aparecer de baixo da janela.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Roberto, se o pedreiro retirou só a massa não era pra ter buracos nos blocos, mas é preciso fazer uma avaliação no local para ver se é um problema pontual ou se os buracos comprometem a estrutura. Chame um engenheiro ou arquiteto para uma visita e avaliação. Abs

  2. Boa tarde,
    Amigo, a alveraria estrutural pode ser em casa sobre pilotis?
    ou seja: posso fazer radier ou sapatas e colocar colunas em concreto e depois da primeira lage fazer tudo em tijolos de concreto ? seria apenas os pilotis e os comodos sobre e primeira lage. finalmente a lage do forro e telhado telhas colonias .

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Luiz,
      Você pode usar uma estrutura mista, mas é bom contratar um engenheiro estrutural para fazer o cálculo e projetar certinho.

  3. Flaviane disse:

    Gostaria de saber se terá problema se construir no terraço do meu prédio que é construído de alvenaria estrutural.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Flaviane, primeiro verifique se o condomínio permite novas construções.E depois chame um profissional para avaliar se a laje existente e a alvenaria está preparada para suportar o peso da nova construção que deseja.

  4. Marcelo Barros disse:

    Em um prédio construído com bloco estrutural é possível abrir uma porta no mesmo vão onde atualmente existe uma janela?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Marcelo é provável que sim pois locais de abertura de portas e janelas tendem a não ter função estrutural. Mas, é bom consultar a planta estrutural e ver se não há nenhuma viga invertida ou elemento de estrutura.

  5. Ana Maria Adriano da Silva disse:

    Boa tarde, estou vendo para construir uma casa de campo e o empreiteiro me falou do bloco estrutural, gostaria de saber se é realmente seguro e se depois posso fazer laje.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É seguro e pode fazer laje. Mas, faça um projeto estrutural com um profissional para não ter problemas.

  6. Luiz disse:

    Até quantos andares posso construir com bloco concreto estrutural.?
    .

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O limite de andares depende dos cálculos de engenharia. Mas, sabemos de torres de 20 andares construídas com os blocos de concreto estrutural.

  7. Mariângela O. de Barros disse:

    Moro num apartamento térreo de um prédio de que tem mais dois andares acima. o prédio tem cerca de 40 anos e começaram uma reforma na parte elétrica comum do prédio. A parede onde estão instalando as caixas de luz e distribuição fica no hall que dá acesso aos apartamentos de cima e faz limite com a sala do meu apartamento. No processo de quebrar parcialmente essa parede para instalação da fiação e das caixas de distribuição quebraram os blocos a ponto de furar a parede ficando dois rombos nessa parede da sala, além disso, apareceu uma trinca de cima a baixo. Minha dúvida: a síndica, que é arquiteta, e o engenheiro responsável não deveriam saber que a parede é fina e não comporta uma instalação desse tipo? Qual procedimento deve ser tomado? mudar a instalação para outra parede ou engrossar (alargar) essa parede do lado voltado para o hall e aí fazer a instalação? Aguardo orientações se possível.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Mariângela, não dá para saber se foi adotado o procedimento correto sem uma visita ao local.Como você disse que a obra está acompanhada de técnicos acredito que houve uma avaliação. Como disse quando a parede é muito fina para comportar quadros ou tubulação o ideal é engrossá-la para acomodá-los.Mas,se os quadros ficaram inteiros dentro da parede quer dizer que a espessura comportou a mudança. Se houve trincas ou problemas dentro do seu apartamento é seu direito solicitar o reparo. Quanto a mudar de parede as instalações gerais são procedimentos difíceis e envolvem muitas obras complementares que tem que ser avaliados caso a caso.

  8. Elisangela disse:

    Olá , moro em uma casa que é construída com blocos estruturais, tem uma área em cima coberta com telha romana, acontece que quero uma cozinha americana, e meu marido disse que não podemos abrir a parede que dividi a cozinha existente de um comodo vazio.Conversei com um pedreiro que disse que posso fazer uma coluna e viga no lugar da parede e que não afetará minha casa.Será??grata

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Elisangela, dá para modificar estrutura fazendo uma nova estrutura de reforço para a casa permanecer em segurança. Mas, precisa de um engenheiro para avaliar, calcular a nova estrutura e se responsabilizar pelo que será feito. Assim você evita problemas futuros.

  9. Boa tarde,

    moro no décimo quarto andar de um prédio de alvenaria estrutural, algumas paredes estão com infiltração (depois do período de chuva as paredes ficaram úmidas e começou a cair o revestimento), isso pode ser considerado um problema estrutural?
    Ou não afeta a estrutura?

  10. onde consigo sites ou revistas que possam ensinar a leigos em construção civil, a planejar construção de casa desde a fundação ate acabamento

  11. Bom dia,
    Meu apartamento é de alvenaria estrutural eu posso rasgar a parede para embutir os interruptores que hoje estao dentro dos batentes?Nao vou rasgar paredes a fora apenas pequenos espaços para embutir caixinhas de interruptores

  12. Renato disse:

    Olá, moro em um prédio feito em bloco estrutural, minha dúvida posso furar uma parede para passagem da tubulação do ar condicionado?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá não pode demolir ou rasgar a parede. Pequenos furos de passagem geralmente são permitidos, você pode consultar o manual do proprietário, o sindico ou a construtora e ver o que pode ser feito.

  13. Roney disse:

    Olá, sou graduando em engenharia civil, e estou elaborando um trabalho semestral no qual o tema é Construção em Alvenaria Estrutural. E devo visitar uma obra onde é utilizado esse método.
    Pergunto. Sabem de alguma empresa que abre suas portas para uma visita em alguma obra em execução?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Roney, o ideal é você identificar obras perto de você e conversar explicando o que precisa para o engenheiro/arquiteto responsável pela obra, eles podem autorizar ou indicar o que precisa para você visitar a obra.

  14. wilson wagner disse:

    boa noite, moro em casa em alvenaria estrutural, 2 pavimento mais terraço, tenho vontade de colocar uma piscina de fibra com 2.200 litros, peso aproximado total 2500,00 kg. qual a sua opinião, obrigado desde já

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Wilson, precisa que um engenheiro verifique se a laje suporta esse peso, questão de segurança. Se sim é só instalar e aproveitar.

  15. Boa Tarde, tenho uma casa de 45m² de alvenaria estrutural. Preciso fazer algumas ampliações.É realmente possível substituir parede por vigas e assim eliminar uma parede? Na ampliação eu devo continuar a casa no mesmo sistema (radie e bloco estrutural) ou posso fazer o restante da maneira mais usal, vigas e fundações.
    Muito obrigado

  16. Gostaria de fazer um nicho embutido na parede do banheiro ao lado da janela. Li no manual que foi usado o sistema de alvenaria estrutura no caso o nicho teria 0,08 cm de profundidade, 0,30 de altura x 0,30 de largura.
    Gostaria de saber se há possibilidade de estar fazendo?
    Verificamos na planta que não há tubulação de água nem esgoto nessa parede.
    Fico no aguardo

  17. Srs. Meu caso é o mesmo da Yasmin, podemos por o nicho ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Precisa verificar se não vai abalar a estrutura, consulte um profissional

  18. Leandra disse:

    Bom dia,eu moro em um apartamento feito de alvenaria estrutural composto por dois andar,o meu é o último,mas o apartamento é pequeno e não possui área de serviço. Temos um espaço na lateral e no fundo onde a vizinha de baixo está crescendo e entramos no acordo para que eu deixasse estruturado e fazer uma área para mim em cima,mas a questão é que no manual diz para não fazer rasgo nem abertura,so que se eu fizer a área preciso abrir uma porta para dar acesso,meu marido é pedreiro a muito anos e diz ser possível fazer uma estrutura no lugar para substituir a parede tirada e que não afetará já qur moro no ultimo ,mas to em segura devido ao manual da casa falar q nao.
    O que faço? Porque não da pra ficar sem área de serviço e também ganharia mais espaço pro meus filho já q o ap é muito pequeno.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É possível fazer aberturas se fizer um reforço estrutural, mas qualquer dano aos demais apartamentos vai ficar sob sua responsabilidade. É preciso saber direitinho o que vai fazer e ter um responsável técnico. E pelo que me disse não é permitido ampliar pelo manual do seu condomínio se algum morador ou síndico se sentir incomodado pode solicitar que desfaça a obra.

  19. Olá, moro no 11° andar (último) e, ao instalar um armário embutido tive que retirar a cortina pois a porta próxima à janela não abriria completamente. Há algum problema se forem feitos furos bem próximos do teto n

  20. (Cont) , esse teto já parece ser bloco estrutural, até uma certa altura é parede. Grato.

  21. Meu apartamento é alvenaria estrutural e queria trocar a torneira da cozinha que é na parede por uma de bancada, pode-se fazer o corte para baixo seguindo a mesma prumada?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login